Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
28/10/2005 - 12h50

Microsoft ameaça boicote à Coréia do Sul em caso antitruste

Publicidade

da Folha Online

A Microsoft ameaçou retirar seu sistema operacional Windows do mercado sul-coreano, em reação a um processo antitruste envolvendo o gigante dos softwares e o país asiático.

Esta possibilidade será colocada em prática, disse a Microsoft, caso a agência antitruste desta nação exija que a companhia desvincule seus programa de comunicação instantânea e o Media Player da plataforma.

A FTC (Fair Trade Commission, órgão equivalente ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica) da Coréia do Sul investiga acusações de que a Microsoft vai contra leis antitruste ao vender o Windows com esses programas.

"Se o órgão pedir que a Microsoft remova códigos ou faça novas versões do Windows somente para o mercado sul-coreano, teremos de retirar o produto deste mercado", afirmou a companhia, via comunicado.

Segundo a FTC, o país vai continuar com esta deliberação. "Independentemente do que eles façam, não haverá mudanças em nossa postura relacionada ao combate de práticas comerciais injustas", disse Lee Tae-hwi, da FTC, à agência de notícias Reuters.

Histórico

No início do mês, a RealNetworks encerrou o processo antitruste que movia contra a Microsoft --elas chegaram a um acordo de US$ 761 milhões. A RealNetworks processou a empresa de Bill Gates sob a acusação de que a venda de seu tocador multimídia era prejudicada, pois o Media Player já vinha instalado no Windows.

Pelo mesmo motivo, a Microsoft teve de pagar uma multa de US$ 600 milhões à União Européia, além de vender no continente o Windows N, sem o Media Player.

Com agências internacionais

Leia mais
  • RealNetworks encerra processo antitruste contra Microsoft

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Microsoft
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página