Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/11/2005 - 01h14

Pirata virtual americano é preso por atacar o Pentágono

Publicidade

da France Presse
da Folha Online

O americano Jeanson James Ancheta, 20, acusado de ter invadido milhares de computadores, incluindo o do departamento da Defesa dos Estados Unidos (Pentágono), foi detido e indiciado, anunciou uma fonte judicial na Califórnia (oeste).

O jovem pirata virtual utilizava cavalos de tróia para entrar nos computadores e usá-los para enviar "spams" ou ataques de vírus contra outras máquinas, completou a mesma fonte.

Cerca de 400 mil computadores podem ter recebido spams indesejáveis, trabalho pelo qual o pirata teria recebido US$ 60 mil.

Entre as máquinas infectadas, algumas se encontram na base de China Lake (300 km ao norte de Los Angeles) e outras pertencem ao departamento da Defesa.

O rapaz, interrogado pelo FBI, foi acusado de danificar computadores do governo, pirataria informática e formação de quadrilha. Se for considerado culpado, pode ser condenado a 50 anos de prisão.

Cavalo de tróia

Geralmente, esse tipo de programa chega às vítimas via e-mails que parecem ser confiáveis. Ao instalar o programa sugerido, no entanto, a máquina é infectada.

Os resultados da instalação de um cavalo de tróia --também conhecido como trojan-- podem variar. Alguns deles deletam arquivos, enquanto outros roubam informações. Os trojans também permitem que piratas virtuais controlem o micro infectado remotamente.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre golpes virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página