Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/11/2005 - 19h21

Sony deixará de usar tecnologia antipirataria nos CDs

Publicidade

da Efe, em San Francisco (EUA)

A Sony-BMG garantiu nesta sexta-feira que suspenderá temporariamente a fabricação de CDs que incluam a polêmica tecnologia antipirataria. A Sony se manteve firme em defender seu direito de impedir que seus clientes façam cópias ilegais das músicas, mas afirmou que deixará de usar a tecnologia denominada XCP.

"Também voltaremos a examinar todos os aspectos de nossa iniciativa de proteção de conteúdo para assegurar que cumprem com nossos objetivos de segurança e facilitação para o consumidor", disse a empresa.

A tecnologia XCP funciona unicamente nos sistemas que utilizam Windows e impede que os usuários possam fazer mais cópias do que as estipuladas de um CD. A tecnologia também impede o download das canções no iPod, o popular aparelho de reprodução de musica digital da Apple.

A Sony tomou esta decisão um dia após companhias de segurança terem denunciado que os piratas estão lançando códigos especialmente desenvolvidos contra esta tecnologia, que são muito difíceis de detectar.

A Sony não revelou quais nem quantos CD estão equipados com este software, que na semana passada foi objeto de uma denúncia em um tribunal da Califórnia sob o argumento de que a empresa não havia informado apropriadamente os consumidores.

A empresa de antivírus Sophos lançou na quinta-feira uma ferramenta para desativar o software.

Leia mais
  • Soft antipirataria da Sony facilita invasão de micros
  • Sony é acusada de usar táticas de piratas virtuais

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vírus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página