Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/11/2005 - 15h35

Sony faz recall de CDs antipirataria

Publicidade

da Folha Online

A gravadora Sony BMG anunciou nesta quarta-feira o "recall" de CDs que contêm uma proteção antipirataria --este sistema permite que códigos maliciosos sejam inseridos no Windows, dificultando a ação de antivírus.

A companhia comercializou de mais de 2 milhões de CDs com esta tecnologia: trata-se da XCP (Proteção Contra Cópias Estendidas, na sigla em inglês), que permite apenas três cópias de cada álbum.

Quando um usuário ouve o CD em seu computador --49 títulos da Sony BMG contêm o sistema--, ele instala involuntariamente no PC este software que evita a cópia indevida das músicas. O problema está no fato de o sistema também criar uma vulnerabilidade que pode ser explorada por piratas virtuais.

"Trocaremos os álbuns já vendidos e vamos remover o software de todas as cópias ainda não comercializadas", afirmou a empresa em um comunicado. "Pedimos desculpas por qualquer inconveniente que este sistema possa ter causado aos nossos clientes. Detalhes do recall serão divulgados em breve", continua o texto.

Na semana passada, empresas de segurança identificaram três pragas que exploram a vulnerabilidade causada pela XCP. O Stinx.E, por exemplo, permite que pessoas mal-intencionadas controlem remotamente o PC infectado. Divulgada pela companhia de segurança Sophos, a praga chega às possíveis vítimas via e-mail.

"Sua foto nos foi enviada e deve ser colocada em um artigo da nossa edição de dezembro. Você pode checá-la para ver se aprova ou se quer fazer alguma mudança?", diz o texto. O micro do internauta é atacado quando ele clica no arquivo para abrir a imagem.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vírus
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página