Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/11/2005 - 10h03

Executivo fala sobre expectativas da Microsoft

Publicidade

JULIANO BARRETO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Na contagem regressiva para o lançamento da próxima versão do sistema operacional mais usado do mundo, o gerente de desenvolvimento do Windows no Brasil, Alexandre Leite, falou à Folha sobre as expectativas da Microsoft em relação ao próximo ano. Durante a conversa, Leite comentou os desafios na área de segurança e no mercado que o Vista precisará superar e quais são seus trunfos para tanto. "O Windows Vista inaugura uma nova de lançamentos da empresa", afirmou o executivo, que se disse confiante em relação a uma rápida adoção do sistema já em 2006.

Folha - Internamente, qual foi a repercussão do aniversário de 20 anos do Windows na Microsoft?
Alexandre Leite - Foi um grande prazer ver que o nosso produto mais importante continua fazendo bastante sucesso, mas é um marco que traz muita responsabilidade. Precisamos continuar entregando inovação e criar produtos bem estruturados para todos os tipos de clientes. Por isso, vemos o aniversário do Windows com um grande entusiasmo pelo que passou e também por aquilo que está por vir. Acreditamos que a nossa nova linha de produtos tem muita coisa boa para oferecer.

Folha - Nos últimos cinco anos, a segurança foi a maior preocupação no desenvolvimento do Windows?
Leite - Sim, mas não nos preocupamos apenas com a segurança. Desde o lançamento do Windows XP, entregamos uma integração muito maior com a internet e o consumo muito mais fácil de vários tipos de mídia. Para dar um exemplo, ficou mais fácil mexer com fotos digitais. O sistema conta com várias ferramentas que permitem lidar com esse tipo de arquivos e com vídeos também. Além da segurança, pensamos em inovações para facilitar a entrada das pessoas no mundo digital. O nível de compatibilidade do Windows XP é altíssimo. Ele passou a reconhecer diversos dispositivos de hardware automaticamente e isso fez com que ele fosse o sistema mais compatível que nós lançamos até agora. Isso facilita a vida de todos os tipos de usuários.

Folha - Um estudo do Gartner Group, aconselha os usuários a mudar para o Windows Vista apenas em 2008. Qual a sua opinião sobre isso?
Leite - É um produto que ainda não foi lançado, mas eu acredito que ele traz inovações suficientes para que as empresas e usuários considerem fortemente a sua adoção.

Folha - Qual será o papel do Windows Vista na integração do PC doméstico com os aparelhos de entretenimento? O quanto ele terá do Windows Media Center?
Leite - O Windows Media Center estará incluído em uma das versões do Vista. Mas, na verdade, ele estará presente de uma forma muito mais integrada. O usuário doméstico vai contar com todas as especificações do Media Center e um pouco mais, uma vez que a versão incluída também será nova.

Folha - Como será a relação dos sites da família Live como o novo Windows?
Leite - A linha Live é um grande esforço da Microsoft para integrar ainda mais seus sistemas com a internet. O Windows XP já faz isso de uma forma que jamais havia sido vista antes, mas a meta é fazer com que os serviços on-line fiquem cada vez mais presentes no sistema operacional. Dentro de alguns meses, veremos muitas novidades partindo desse meio.

Folha - Ocorreram grandes mudanças na aparência do Office 12 [próxima versão da suíte de escritório, que deve ser lançada em outubro de 2006]. Essas novidades vão se estender para todos os outros programas do Windows Vista?
Leite - O Vista inaugura uma nova onda de produtos da empresa. Vários lançamentos vão acontecer e já estão acontecendo. Os produtos direcionados ao desenvolvimento da estrutura dos programas, como o Visual Studio, já foram lançado. Todos estão muito integrados com a agenda de lançamento do Windows Vista e trazem ferramentas importantes de programação. Além disso, depois do Vista certamente chegarão produtos que se aproveitarão muito dos benefícios que ele vai trazer em sua estrutura. O Office 12 é um deles e com certeza vai trazer muitas inovações.

Leia mais
  • Windows completa duas décadas e enfrenta missões decisivas
  • Windows Vista deve se adaptar a recursos dos PCs
  • Em e-mail, Gates comenta mudanças nos negócios

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Windows
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página