Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/12/2005 - 12h39

Google e Microsoft criam laboratório de pesquisas

Publicidade

da Folha Online

Os gigantes Google e Microsoft --rivais na guerra das ferramentas de busca-- anunciaram que serão parceiros em um laboratório de pesquisas relacionadas à internet. O objetivo, disseram, é ajudar novos empresários a oferecer idéias "revolucionárias" para o grande público.

Segundo a agência de notícias Associated Press, a Sun Microsystems também vai participar do projeto de US$ 7,5 milhões, desenvolvido na Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA). O laboratório RAD (Sistemas Confiáveis, Adaptáveis e Distribuídos, em inglês) deve ter suas operações iniciadas ainda nesta semana.

As três empresas doarão, juntas, US$ 1,5 milhão anualmente durante cinco anos. No início, o laboratório vai contar com seis estudantes da universidade e dez cientistas da computação já formados. O objetivo deles é desenvolver softwares de serviços baseados na internet "que serão doados a todos os interessados".

"É curioso ter o Google como um dos participantes do projeto, porque uma das principais questões é 'como criar o próximo Google?'", afirmou Greg Papadopoulos, diretor de tecnologia da Sun.

Apesar de o RAD aproximar os rivais Google e a Microsoft, James Larus, pesquisador da gigante dos softwares, afirma que o projeto não deve ser visto como uma trégua. "Não estamos achando que vamos colaborar sempre com o Google, e eles conosco", disse.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Gmail segue concorrência e aumenta segurança
  • Em e-mail, Gates comenta mudanças nos negócios

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Google
  • Leia o que já foi publicado sobre a Microsoft
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página