Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/01/2006 - 12h22

Telefone celular pode aumentar tensão entre familiares

Publicidade

da Folha Online

O uso do telefone celular pode aumentar a tensão entre familiares, segundo um estudo da Universidade norte-americana de Wisconsin-Milwaukee. Isso porque, dizem os autores, os usuários desta tecnologia têm dificuldade em separar sua vida profissional da vida em família --com o telefone ligado o tempo todo, a divisão fica mais complicada.

Grande parte dos 1.300 adultos que foram entrevistados durante dois anos concorda que esta situação causa um sentimento de insatisfação entre familiares, pois estas pessoas não recebem a atenção desejada.

Segundo Noelle Chesley, responsável pelo estudo, as mulheres têm mais dificuldade em dividir suas vidas pessoais e profissionais do que os homens. O aparelho delas é usado no trabalho para resolver questões de casa, e vice versa. Já entre os homens são mais raras as ligações recebidas no trabalho referentes, por exemplo, a uma briga entre irmãos.

"Percebemos que os celulares são responsáveis por mais situações negativas entre familiares, do que positivas", continuou Chesley.

A pesquisadora sugere que os funcionários de empresas devem determinar alguns momentos para desligar seus celulares. As empresas, por sua vez, têm de rever suas políticas para saber se não estão abusando ao contatar seus funcionários fora da hora do expediente.

Com Reuters

Leia mais
  • China lidera mercado de telefones celulares

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre telefones celulares
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página