Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/01/2006 - 12h13

Sexo do internauta determina navegação pela web

Publicidade

da Folha Online

Um estudo recentemente publicado pela empresa norte-americana Pew Internet & American Life Project indica que o sexo do internauta determina a maneira como ele navega pela web. Os homens, por exemplo, gostam da internet por causa das experiências generalizadas que ela oferece, enquanto a ferramenta cai no gosto das mulheres por promover o contato entre as pessoas.

Segundo a pesquisa realizada nos EUA entre março de 2000 e setembro de 2005, cerca de 67% dos adultos daquele país navegam pela rede --68% dos norte-americanos do sexo masculino, contra 66% do total de mulheres adultas dos EUA.

Os usuários do sexo masculino tendem a ficar mais tempo on-line e se logar com mais freqüência --por isso, eles estão um passo à frente na categoria "heavy users" (usuários pesados, em tradução livre).

O sexo feminino, por sua vez, lidera quando consideradas as ferramentas de comunicação. Elas usam os e-mails com mais intensidade do que eles, e contam com esta ferramenta para escrever a amigos e parentes sobre uma variedade de assuntos que vão além de questões profissionais.

Há um empate quando se trata de compras on-line, uso do internet banking e de ferramentas de busca. Eles voltam a ficar na frente, no entanto, para pagar contas via internet, participar de leilões e "comprar" conteúdo digital.

Cerca de 86% das mulheres com idades entre 18 e 29 anos nos EUA navegam pela internet --o número cai para 21% quando trata da faixa etária acima dos 65 anos. Entre os homens, 80% com idades entre 18 e 29 anos entram na web, enquanto 34% deles fazem o mesmo no grupo acima dos 65 anos.

Leia mais
  • Internautas julgam site em 1/20 de segundo, diz estudo
  • Sexo define preferência por visual de páginas na internet
  • Internet pode viciar e se tornar problema psiquiátrico
  • Internautas preferem as quartas-feiras para navegar na web

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre uso da internet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página