Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
06/02/2006 - 16h10

Google exclui site da BMW de lista com resultados

Publicidade

da Folha Online

O gigante das buscas Google afirmou ter removido de seus resultados o site oficial em alemão da fabricante de carros BMW. Segundo a empresa de internet, a medida é uma resposta à companhia alemã, que utilizava um artifício para colocar seu site em evidência no mecanismo de busca.

O site da revista "Forbes" exemplifica a acusação, dizendo que a palavra gebrauchtwagen (carro usado) aparecia 42 vezes em uma página "doorway" criada pela BMW.

As páginas "doorway" contêm diversas palavras-chaves para atrair robôs de captura dos sites de busca. No entanto, elas não aparecem para os usuários --o objetivo é "fisgar" os internautas, que são redirecionados para uma página oficial. Neste caso, a www.bmw.de.

"A iniciativa vai contra nossa política de qualidade", afirmou Matt Cutts, engenheiro de software do Google, em seu blog. Segundo a Forbes, a empresa determina que webmasters "não usem truques para melhorar o resultado dos sites no ranking".

A BMW disse não ter a intenção de manipular os resultados. "Não entendemos por que o Google fez isso", afirmou o porta-voz Markus Sajemann, segundo a Forbes. A empresa admitiu, no entanto, ter usado as páginas "doorway" com o objetivo de "oferecer um melhor serviço" aos usuários que procuram carros usados.

Ainda de acordo com Sajemann, a decisão do Google não deve afetar os negócios da companhia, já que a página de buscas responde por 0,44% das visitas feitas ao site alemão. A fabricante tomou conhecimento da ação do Google no sábado, e disse já ter deixado de usar as páginas "doorway".

Leia mais
  • Volks e Google desenvolvem mapa para carro

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Google
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página