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06/02/2006
-
16h10
da Folha Online
O gigante das buscas Google afirmou ter removido de seus resultados o site oficial em alemão da fabricante de carros BMW. Segundo a empresa de internet, a medida é uma resposta à companhia alemã, que utilizava um artifício para colocar seu site em evidência no mecanismo de busca.
O site da revista "Forbes" exemplifica a acusação, dizendo que a palavra gebrauchtwagen (carro usado) aparecia 42 vezes em uma página "doorway" criada pela BMW.
As páginas "doorway" contêm diversas palavras-chaves para atrair robôs de captura dos sites de busca. No entanto, elas não aparecem para os usuários --o objetivo é "fisgar" os internautas, que são redirecionados para uma página oficial. Neste caso, a www.bmw.de.
"A iniciativa vai contra nossa política de qualidade", afirmou Matt Cutts, engenheiro de software do Google, em seu blog. Segundo a Forbes, a empresa determina que webmasters "não usem truques para melhorar o resultado dos sites no ranking".
A BMW disse não ter a intenção de manipular os resultados. "Não entendemos por que o Google fez isso", afirmou o porta-voz Markus Sajemann, segundo a Forbes. A empresa admitiu, no entanto, ter usado as páginas "doorway" com o objetivo de "oferecer um melhor serviço" aos usuários que procuram carros usados.
Ainda de acordo com Sajemann, a decisão do Google não deve afetar os negócios da companhia, já que a página de buscas responde por 0,44% das visitas feitas ao site alemão. A fabricante tomou conhecimento da ação do Google no sábado, e disse já ter deixado de usar as páginas "doorway".
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O site da revista "Forbes" exemplifica a acusação, dizendo que a palavra gebrauchtwagen (carro usado) aparecia 42 vezes em uma página "doorway" criada pela BMW.
As páginas "doorway" contêm diversas palavras-chaves para atrair robôs de captura dos sites de busca. No entanto, elas não aparecem para os usuários --o objetivo é "fisgar" os internautas, que são redirecionados para uma página oficial. Neste caso, a www.bmw.de.
"A iniciativa vai contra nossa política de qualidade", afirmou Matt Cutts, engenheiro de software do Google, em seu blog. Segundo a Forbes, a empresa determina que webmasters "não usem truques para melhorar o resultado dos sites no ranking".
A BMW disse não ter a intenção de manipular os resultados. "Não entendemos por que o Google fez isso", afirmou o porta-voz Markus Sajemann, segundo a Forbes. A empresa admitiu, no entanto, ter usado as páginas "doorway" com o objetivo de "oferecer um melhor serviço" aos usuários que procuram carros usados.
Ainda de acordo com Sajemann, a decisão do Google não deve afetar os negócios da companhia, já que a página de buscas responde por 0,44% das visitas feitas ao site alemão. A fabricante tomou conhecimento da ação do Google no sábado, e disse já ter deixado de usar as páginas "doorway".
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