Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/02/2006 - 09h02

Chip fará do PS3 uma das cem máquinas mais velozes

Publicidade

MARIANA BARROS
da Folha de S.Paulo

Depois de ter sido trocada pela Intel no fornecimento de processadores para os computadores da Apple, a IBM se mostrou disposta a ganhar espaço no mercado de consoles de videogame.

Recentemente, ela apresentou o Cell, um processador que promete rapidez de raciocínio e reprodução de gráficos de alta qualidade em 3D. Sua estréia deverá ocorrer na próxima geração de consoles da Sony, o mais que aguardado PlayStation 3, cujo lançamento deve ocorrer ainda neste semestre.

Recheado pelo Cell, o videogame poderá ser alçado ao posto de uma das cem máquinas mais velozes do mundo.

O novo processador é formado por um chip IBM Power impulsionado por oito processadores adicionais, todos trabalhando em conjunto. Os principais rivais do PlayStation, como o Xbox 360, da Microsoft, e o Revolution, que a Nintendo deverá lançar neste ano, também funcionam à base de outras versões do Power.

Velocidade

O chip promete uma agilidade inédita: 16 trilhões de cálculos por segundo, enquanto a média obtida por um PC é de apenas alguns bilhões de operações nesse mesmo intervalo.

A configuração do Cell é diferente da dos chips para computadores ou servidores. Apesar de ter sido criado para tarefas multimídia, ele será compatível com vários sistemas, como o Linux.

O processador também deverá estar presente em servidores, equipamentos da indústria médica, aparelhos de uso militar e até mesmo nos modelos de TV de alta definição (HDTV).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre consoles de videogame
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página