Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2006 - 10h46

Vírus transita entre PC e celular

Publicidade

JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

A organização sem fins lucrativos Mobile Malware Researchers Association (www.mobileav.org) afirma ter descoberto o primeiro vírus capaz de infectar computadores de mesa e telefones celulares com o mesmo código.

Batizado de Crossover (do termo em inglês para a palavra passagem), a praga poderia transitar entre máquinas com sistemas Windows para desktops e portáteis munidos de Windows Mobile e de Windows CE --que são usados em micros de mão e em alguns modelos de smartphones.

Segundo os autores da Crossover, que não quiseram se identificar, a disseminação dos arquivos infectados é feita pelos próprios usuários. Ao ser copiado para uma máquina, o vírus analisa em qual sistema operacional ele está armazenado. Se for em um micro de mesa, ele fará cópias de si mesmo que ficarão na pasta do ActiveSync, o soft que copia dados do PC para um celular ou PDA. E durante esse processo, a máquina pode ficar mais lenta.

Quando o vírus percebe que está salvo em um portátil, ele apaga arquivos da pasta My Documents (Meus Documentos) e cria cópias de si mesmo em todo o sistema Windows Mobile.

As empresas especialistas em segurança digital classificaram o Crossover como uma ameaça pequena, pois ele é da categoria "proof-of-concept", ou seja, é inofensivo e só foi feito para provar que é possível explorar uma falha no novos sistemas.

Leia mais
  • Programa analisa endereços perigosos e mostra alertas

    Especial
  • Leia mais no especial de crimes virtuais
  • Leia mais no especial de segurança
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página