Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/03/2006 - 11h17

Intel promete microchips menores e mais eficientes

Publicidade

da Efe, em São Francisco

A Intel, maior fabricante mundial de microprocessadores, mostrou em São Francisco, na Califórnia, novos detalhes sobre sua nova e poderosa linha de microchips, durante o fórum de desenvolvimento bienal da empresa.

O diretor de tecnologia da empresa, Justin Rattner, disse na conferência de abertura da convenção que os produtos construídos com a nova tecnologia serão "mais eficientes, silenciosos, de tamanho menor e com bateria de duração mais longa".

A multinacional com sede no Vale do Silício, na Califórnia, espera lançar os novos processadores baseados nesta tecnologia, chamada "Core Microarchitecture", no terceiro trimestre do ano.

Trata-se de uma tecnologia que combina a eficiência energética do chip "Core Duo", com o rendimento dos processadores de primeira linha, disse Rattner.

A tecnologia será introduzida não só nos artigos portáteis, mas também nos computadores de mesa e servidores. O sucessor do "Core Duo" terá 20% a mais de capacidade, mas utilizará a mesma quantidade de energia, segundo Rattner.

A empresa realiza sua convenção de programadores sob pressão maior que o habitual. Na sexta-feira, anunciou que suas receitas neste trimestre seriam mais baixas que o esperado.

O próprio Rattner reconheceu que a Intel se encontra sob "tremenda pressão competitiva" da sua concorrente Advanced Micro Devices (AMD).

Apesar de a Intel ser líder no mercado, os avanços tecnológicos conseguidos pela AMD nos últimos tempos ameaçam seu reinado.

Além das novidades em seus chips, espera-se que nos três dias de convenção a empresa dê também mais detalhes sobre o projeto de caderno eletrônico da Microsoft apelidado "Origami", baseado na tecnologia da Intel.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a empresa Intel
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página