Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/03/2006 - 13h31

Piratas intensificam ataques on-line relacionados ao IR

Publicidade

da Folha Online

Um golpe virtual relacionado à declaração on-line do Imposto de Renda --uma estratégia já antiga na internet-- ganhou força nos últimos três meses. Segundo a empresa de segurança Websense, houve um aumento na quantidade de e-mails e sites fraudulentos que usam a declaração como isca para enganar internautas.

A companhia não especifica números ou porcentagens relacionadas a este aumento. No entanto, afirma que a previsão é de um crescimento ainda mais acentuado, à medida que a data final para a entrega das declarações se aproxima.

A fraude conhecida como phishing scam consiste no envio de um e-mail que informa o usuário sobre algum tipo de pendência com a Receita Federal --geralmente, as mensagens afirmam que a declaração não foi entregue ou está incompleta. Para que possa resolver o falso problema, o usuário deve clicar em um link malicioso fornecido no próprio e-mail.

Ao seguir esta instrução, o internauta é encaminhado para um site que instala em seu computador um software espião. Este programa tem como principal objetivo roubar informações que serão utilizadas em transações financeiras, sem o consentimento do titular da conta corrente.

"Os piratas virtuais esperam pacientemente eventos atuais, como a época de declaração de Imposto de Renda, que lhes dá uma oportunidade para manipular a internet em busca de recompensas financeiras", afirma Dan Hubbard, diretor sênior de segurança e de pesquisa tecnológica da Websense.

Leia mais
  • Aprenda a se proteger dos golpistas da internet
  • Saiba como funcionam os golpes virtuais

    Especial
  • Leia mais no especial sobre Crimes Virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página