Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/05/2006 - 14h21

Warner oferece download legal de filmes

Publicidade

da Folha Online

Nos próximos meses, a Warner Bros pretende se tornar o primeiro estúdio a distribuir filmes e séries na internet via redes P2P (peer to peer). Para isso, a empresa usará um sistema desenvolvido pela BitTorrent Inc., organização responsável por um programa de troca de arquivos com este mesmo nome.

As organizações ainda não especificaram a data do lançamento ou o preço dos arquivos. Especula-se, no entanto, que um filme custe o mesmo que um DVD. Já os episódios de séries podem chegar aos internautas por US$ 1.

Segundo a Warner, a parceria é vantajosa pela capacidade do programa BitTorrent, que agiliza o download de arquivos. Programas deste tipo, no entanto, desagradam as indústrias cinematográfica e fonográfica, pois facilitam o download de conteúdo sem pagamento de direitos autorais.

O estúdio quer oferecer "boas alternativas a um preço acessível" para que os usuários optem pela compra de arquivos. A iniciativa se mostrou viável com a Apple, que vende conteúdo no site iTunes.

"Se pudermos fazer com que 5%, 10% ou 15% dos usuários das redes P2P paguem pelos downloads, veremos um enorme impacto na indústria e também na economia", afirmou Kevin Tsujihara, presidente da Warner Bros Home Entertainment.

A popularidade do BitTorrent pode ser explicada pela agilidade dos downloads. Enquanto nos sistemas tradicionais os usuários devem baixar o arquivo inteiro de um único computador, o BitTorrent "quebra" arquivos em partes menores. Assim, ele permite o download de diversas partes do arquivo, ao mesmo tempo, vindo de computadores diferentes.

Segundo a agência de notícias Associated Press, este novo sistema permitirá o download de um filme em dez minutos. A velocidade, no entanto, depende de quantos computadores desta rede têm o mesmo arquivo; quando maior o número de máquinas, maior a velocidade.

Com agências internacionais

Leia mais
  • Mãe enfrenta gravadoras nos EUA e mobiliza internet
  • BitTorrent deixa de oferecer arquivos piratas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre redes de troca de arquivo
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página