Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/06/2006 - 12h49

Crime virtual atinge 1% dos internautas, diz estudo

Publicidade

da Folha Online

Os crimes virtuais atingem cerca de 0,94% dos internautas brasileiros, segundo um estudo realizado pelo Instituto Ipsos e divulgado nesta quinta-feira pelo Movimento Internet Segura. A pesquisa tem como base entrevistas feitas com 2.085 pessoas.

A maior incidência de ataques entre as vítimas está ligada a códigos maliciosos que resultam em acessos não-autorizados por parte de piratas virtuais.

Muitas vezes, estas pragas utilizam um golpe conhecido como phishing scam. A estratégia oferece, via e-mail, download de arquivos ou links que baixam no computador da vítima um software espião --este programa rouba informações, repassando-as a pessoas mal-intencionadas.

"Muitas pessoas deixam de realizar transações on-line por medo e, ao mesmo tempo, não levam em consideração os riscos de se realizar as mesmas operações no mundo físico", afirma Carolina Aranha, coordenadora do Movimento Internet Segura, com base na pesquisa do Instituto Ipsos.

Apesar de a porcentagem indicada no estudo ser baixa, as fraudes via meios eletrônicos causaram, em 2005, um prejuízo recorde de R$ 300 milhões a instituições financeiras (bancos e administradoras de cartões) no Brasil. Clique aqui e veja como se proteger de golpes virtuais.

Leia mais
  • Aprenda a se proteger dos golpistas da internet
  • Conheça os crimes virtuais mais comuns
  • Saiba como funcionam os golpes virtuais
  • Curiosidade "empurra" internautas para os golpes virtuais

    Especial
  • Leia mais no especial sobre crimes virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página