Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/06/2006 - 05h05

China libera acesso ao Google

Publicidade

da Efe, em Pequim

Após várias semanas de bloqueio, a China volta a ter acesso ao site de buscas Google, informa a organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF). O bloqueio foi imposto pelo Governo chinês e autorizado pela empresa.

"O desbloqueio do Google tende a confirmar a teoria de que a censura foi estabelecida por causa do aniversário do massacre na Praça de Praça da Paz Celestial, no dia 4 de junho", diz a RSF, em comunicado à imprensa.

Nas últimas semanas, os internautas do país notavam problemas ao tentar utilizar o sistema de buscas. A censura, no entanto, só foi confirmada pela RSF na última terça-feira, depois de comprovar que a maioria das províncias do país enfrentava o problema. A versão chinesa Google.cn --que não contém informações 'delicadas' sobre o Governo -- não foi afetada.

O Governo diz que o controle tem como objetivo proteger os jovens de conteúdos violentos e pornográficos. Porém, tais temas são muito mais acessíveis no país do que os assuntos considerados "delicados", como direitos humanos, Tibet e Taiwan.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o sistema Google na China
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página