Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/06/2006 - 11h25

Fundador da Wikipedia alerta universitários sobre risco de erro

Publicidade

da Folha Online

Jimmy Wales, fundador da enciclopédia on-line Wikipedia, afirmou que sua invenção pode prejudicar estudantes universitários. Isso porque, segundo diversos e-mails recebidos pelo executivo, os alunos usam informações do site --muitas vezes erradas-- para fazer seus trabalhos.

"Vocês estão na faculdade; não devem citar a enciclopédia", afirmou Wales, segundo o site "The Register". A cada semana, ele diz receber cerca de dez mensagens de alunos reclamando que a Wikipedia prejudicou suas notas.

"Me ajude. Tirei uma nota baixa porque usei informações da Wikipedia que estavam erradas", exemplificou o fundador, citando um e-mail. O "The Register" afirma que o executivo coloca toda a culpa nos alunos, sem admitir que alguns dos verbetes publicados não condizem com a verdade.

Este tipo de imprecisão pode ser explicada pelo fato de a Wikipedia ser uma enciclopédia escrita e editada pelos próprios internautas. Temas bastante populares recebem muita colaboração e, por isso, tendem a ser mais precisos do que assuntos dominados por um número menor de pessoas.

Leia mais
  • Erramos: Fundador da Wikipedia alerta universitários sobre risco de erro
  • Internautas criticam versão chinesa de enciclopédia on-line
  • Wikipedia acusa políticos dos EUA de maquiar biografias

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Wikipedia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Voltar ao topo da página