Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
09/07/2006 - 10h45

Toca-MP3 de celular da Nokia traz áudio de boa qualidade

Publicidade

JOSÉ ALBERTO CUMINATO
Especial para a Folha de S.Paulo

O recente desenvolvimento tecnológico experimentado pelas áreas de eletrônica e informática teve reflexos na evolução dos telefones celulares, permitindo a oferta de um número cada vez maior de funções e aplicações.

Divulgação
Usuário pode girar base do teclado alfanumérico do Nokia 3250 em 270 graus
Usuário pode girar base do teclado alfanumérico do Nokia 3250 em 270 graus
O resultado dessa evolução está nas novas possibilidades tecnológicas que um celular pode oferecer. Nos dias de hoje, é bastante comum um celular possuir um visor LCD colorido, ter integrado uma câmera digital e dispor de funções de um tocador de músicas.

Entretanto a qualidade desses recursos é o que diferencia um celular dos demais existentes no mercado. Entre os que se destacam por possuir recursos de alta qualidade está o analisado pelo Teste USP, o 3250 Black, produzido pela empresa finlandesa Nokia.

Design

A Nokia possui um padrão em relação ao design de seus celulares e, à primeira vista, o 3250 aparenta ser como qualquer outro aparelho produzido pela empresa.

Porém, olhando-o mais atentamente, percebe-se que algumas inovações no design foram feitas. Uma delas --a de maior destaque-- é a possibilidade de girar a base do teclado alfanumérico em 270 graus.

O celular possui uma câmera digital de 2 Mpixels, situada do lado inferior esquerdo da base do teclado. Essa qualidade de imagem é bastante razoável, considerando que a função principal do aparelho não é a de tirar fotos.

Ao girar a base do teclado 90 graus em sentido horário, a câmera fica direcionada ao usuário, abrindo automaticamente o software para a captura de imagens. Girando-a em sentido anti-horário, a câmera fica direcionada, obviamente, no sentido contrário ao usuário.
É possível girar a base do teclado 180 graus, tendo, assim, acesso aos botões de controle do tocador de músicas, tais como retroceder, reproduzir, pausar, parar e avançar.

Memória

Com tantos recursos multimídia de boa qualidade, é indispensável ter uma quantidade razoável de memória. A capacidade interna do celular deixa a desejar, sendo de apenas 10 Mbytes. Entretanto a quantidade total é expansível em até 1 Gbyte, quando utilizado um cartão de memória externo do tipo microSD.

O aparelho dispõe de todos os aplicativos básicos presentes em outros celulares, tais como calculadora, relógio, despertador, calendário, navegador para internet e alguns outros não muito comuns, como um conversor de unidades métricas e um medidor de som.

O celular possui sistema GSM de banda tripla. Ele é compatível em cinco continentes (GSM/ EDGE 900/1800/ 1900).

Música

Com relação a arquivos sonoros, o celular é compatível com os seguintes formatos de música digital: eAAC+, AAC+, M4A, MPEG-4 ACC LC, LTP, MP3, AMR-NB, AMR-WB, 64 polyphonic MIDI , RealAudio Voice, RealAudio7, RealAudio8, RealAudio10 e WMA.

O mais interessante dessa lista é o formato MP3, o mais conhecido entre eles. Todos os formatos podem ser usados para a construção de uma lista de reprodução. Estão presentes algumas funções básicas de um tocador, como shuffle (reprodução aleatória das canções), repetição, equalização, alargamento estéreo, reverberação e reforço de graves.

Se considerarmos o uso de um cartão de memória externa de 1 Gbyte e uma média de cinco minutos por música, com qualidade de 128 kbps no formato MP3, seria possível armazenar cerca de 210 canções.

Transferência

A transferência das músicas de um PC para o celular é feita por meio do cabo de dados USB 2.0 e pelo software Nokia PC Suite, que acompanham o produto. A instalação do programa, assim como seu uso, é bastante intuitiva, dispensando níveis mais elevados de conhecimento sobre o assunto.

O celular é acompanhado ainda de um dispositivo que, quando conectado, permite controlar as funções básicas do tocador como reproduzir, parar, retroceder, avançar e alterar o volume.
Há também uma saída para fones de ouvido no padrão 3,5 mm. É necessário que os fones estejam conectados ao celular para o funcionamento do rádio FM, uma vez que possuem uma antena integrada.

A qualidade do som é muito boa e superou as expectativas, uma vez que, geralmente, o áudio se apresenta como o grande defeito dos celulares.

Características da câmera

A câmera digital de 2 Mpixels é outro item de destaque do Nokia 3250. Oferece as resoluções de 1.600x1.200 pixels, 1.152x864 pixels e 640x480 pixels. A qualidade da imagem pode ser ajustada de três maneiras: alta, normal e básica.

Há um modo de fotos em seqüência, um timer (que pode ser configurado em dez, 20 ou 30 segundos), zoom digital de quatro vezes, ajuste de luminosidade e de cor e, ainda, três efeitos de imagem: sépia, preto-e-branco e negativo. Entretanto, mesmo com uma boa resolução, a foto pode sair com ruídos --aparentemente devido a um algoritmo de processamento de imagem pouco eficiente.

A qualidade de gravação de vídeo deixa um pouco a desejar já que as únicas resoluções disponíveis são de 176x144 pixels e de 128x96 pixels, a uma taxa de 15 quadros por segundo. O formato dos vídeos é o 3GP e a gravação é feita com áudio, sendo possível desabilitá-lo. Os ajustes e efeitos de imagens são os mesmos que os anteriores.

Conclusão

A Nokia, devido ao uso dos cartões de memória microSD, embutiu no 3250 diversas funções de boa qualidade, ganhando destaque no mercado de celulares. Mesmo assim, aparelhos como esse ainda não estão aptos a substituir as câmeras digitais, que ainda possuem uma qualidade de imagem muito superior à dos celulares.

Em relação ao áudio, os celulares com tocador integrado de boa qualidade e grande espaço de armazenamento, como o Nokia 3250, podem ser uma alternativa viável para quem prefere ter vários equipamentos integrados em um único aparelho portátil.

José Alberto Cuminato é professor do Departamento de Ciências da Computação e Estatística da USP.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre telefone celular
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página