Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/07/2006 - 11h48

Aprenda a proteger seu computador de invasões e e-mails nocivos

Publicidade

JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

Para evitar os bots nocivos, é preciso mais do que seguir as medidas de segurança tradicionais, como usar um antivírus e não abrir e-mails enviados por desconhecidos. Mais discretos, os bots podem usar apenas parte da potência do seu micro e funcionar somente em períodos de inatividade da máquina.

Uma boa dica, embora pareça óbvia, é desativar a conexão com a internet ou mesmo desligar o computador quando ele não está sendo usado.

Outro passo essencial é atualizar o sistema operacional. Quem usa Windows deve baixar as correções (disponíveis em windowsupdate.microsoft.com) e configurar o sistema para copiar novas atualizações automaticamente. Basta acessar a pasta Painel de controle, clicar sobre "Atualizações automáticas" e definir com que freqüência a tarefa será feita.

Trocar o Internet Explorer por outro um navegador é mais uma medida que pode evitar problemas de segurança. As opções mais populares são o Firefox (www.getfirefox.com) e o Opera (www.opera.com). Ambos são gratuitos e têm todas as principais funções presentes no IE.

Cesta básica

Além de um antivírus, é preciso ter um firewall --soft que filtra os dados que chegam e que saem do PC. Entre as opções gratuitas para essa tarefa, um dos mais recomendados é o Sygate Personal (www.tucows.com/preview/213160). Pacotes de proteção de fabricantes como a Symantec e a McAfee oferecem o firewall no mesmo produto que o antivírus por cerca de R$ 100. Quem quer um antivírus grátis pode testar o AVG Free Edition (free.grisoft.com).

Leia mais
  • Erramos: Aprenda a proteger seu computador de invasões e e-mails nocivos
  • Inteligência artificial facilita estelionato na internet

    Especial
  • Confira o especial sobre crimes virtuais
  • Leia o que já foi publicado sobre estelionato na internet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página