Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
24/07/2006 - 11h20

Concorrente do Windows, sistema YouOS está disponível na rede

Publicidade

SÉRGIO VINÍCIUS
da Folha de S.Paulo

A atual moda na internet é a tendência "tudo on-line", que leva aplicativos em geral para a rede. Esses serviços não necessitam de instalação e um simples navegador dá conta do recado, fazendo com que funcionem sem problemas. Atualmente, ganha espaço o expoente extremo do mundo web 2.0, o YouOS, um sistema operacional baseado na internet.

Desenvolvido por quatro estudantes de Ciências da Computação do MIT em dezembro de 2005, o sistema recebeu uma atualização e agora suporta mais de 150 aplicações feitas pelos usuários.

Um sistema operacional é definido como um conjunto de ferramentas necessárias para que um computador possa ser utilizado corretamente, ele é o intermediário entre os aplicativos e o hardware.

À primeira vista, pode causar estranheza um sistema operacional baseado em internet, já que a segurança dos dados na rede é questionável. Entretanto, com o crescimento da confiabilidade dessas tecnologias, um sistema operacional na web pode ser uma alternativa viável às atuais intranets.

Programas

Antes de começar a trabalhar com o sistema, é necessário preencher um rápido cadastro. Feito isso, deve-se esperar para para receber login e senha no e-mail. Durante os testes da reportagem, na primeira tentativa de cadastro não houve qualquer mensagem. Na segunda, entretanto, o YouOS enviou instantaneamente o login e senha para utilização.

Ao entrar na página principal do site, para se conectar basta digitar login e senha normais. Ao fazer isso pela primeira vez, o sistema do YouOS reconhece que o usuário é inexperiente e abre diversas janelas que têm a intenção de ajudar.

Para melhor utilizar o OS, é recomendado maximizar a tela do browser. Assim, tem-se a impressão de que se está trabalhando em um OS tradicional.

Durante a primeira entrada, abrem-se cinco janelas. Uma delas é de boas-vindas. Outra, permite a instalação de diversos programas, como browser ou gerenciador de arquivos. Há ainda, no sistema, um leitor de RSS pré-configurado, que informa atualizações do Flickr e um chat público. No fundo de tudo isso, há um papel de parede com a imagem do mar. Por fim, abre-se um bloco de notas, que serve para anotações gerais.

O YouOS vem com menos de dez programas pré-instalados. Entre eles estão o YouBrowser e o BitBrowser, dois navegadores simplificados, o YouBuddy, programa de comunicação, o RichTexteditor, editor de textos e o gerenciador de e-mails YouMail.

Sistema em flash é opção rápida

Além do YouOS, outro sistema operacional na internet que ganhou muitos adeptos depois de aparecer no site Digg (www.digg.com) é o Goowy (www.goowy.com). Desenvolvido 100% em flash, o site se denomina "desktop da web" e é um repositório de aplicativos como gerenciador de e-mail e disco virtual.

O primeiro contato com o Goowy é mais amigável do que o com o YouOS. Ao se registrar (nome de usuário, senha e e-mail válido), o site automaticamente coloca o usuário para dentro do sistema operacional, que tem um visual limpo e, por isso, apresenta navegação intuitiva. O usuário que não quiser se cadastrar pode também usar o sistema demo, que permite ao internauta navegar simplificadamente clicando poucas vezes.

Por ser em flash, o usuário com conexão discada deve penar para usar o sistema, já que os carregamentos das telas podem apresentar lentidão.

Ao entrar no Goowy pela primeira vez, tudo o que é oferecido ao usuário é mostrado: programa de e-mail, calendário, jogos on-line, mensageiro instantâneo, disco virtual, agenda, aplicativo de contatos. Ele grava as preferências do usuário.

Outro ponto forte do Goowy é que, ao se registrar, o internauta ganha um e-mail de 2 Gbytes com o endereço que traz o nome do site (usuário@ goowy.com).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre sistemas operacionais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página