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04/08/2006
-
19h13
da Ansa, em Washington
O portal de internet América On-Line (AOL) anunciou hoje que seus usuários terão, a partir de setembro, 5 gigabytes de espaço de e-mail gratuitos, mais que Google e Yahoo, que oferecem 2,5 e 2 gigabytes, respectivamente.
A AOL oferecerá o armazenamento gratuito através de sua filial X-drive, comprada pela empresa no ano passado.
Esta é mais uma medida feita pela empresa para minimizar a perda de clientes e, com isso, sanear as finanças da empresa, filial da Time Warner. A oferta se soma ao anúncio de que o e-mail e outros serviços do portal serão gratuitos, como o próprio e-mail.
Só nos últimos 12 meses, a AOL perdeu cerca de três milhões de assinantes (um milhão no último trimestre), e conta atualmente com pouco menos de 18 milhões de clientes.
Em seu melhor momento, no ano de 2002, a AOL acumulava 27 milhões de assinantes.
A empresa também anunciou a demissão de 5.000 funcionários e a venda de seu ramo de serviços de conexão à internet na Europa antes do fim de ano.
A aliança entre AOL e Xdrive permitirá o download de todo tipo de arquivos, entre imagens, música e vídeo, e também permitirá compartilhá-los entre diferentes usuários.
A decisão da AOL acontece diante do considerável aumento no último ano dos serviços de armazenamento e cópias de segurança "on-line", que permitem a seus usuários guardar arquivos e recuperá-los a qualquer momento, de qualquer computador.
Um exemplo é o da Amazon.com, que em março lançou seu serviço de armazenamento S3, mas cobrando a seus clientes dependendo da quantidade de informação guardada.
Além disso, há rumores de que o Google lançará em breve seu próprio serviço de armazenamento on-line, chamado GDrive.
Com todas estas mudanças, a AOL finalmente teve de reconhecer que sua estratégia empresarial original não pode sobreviver no atual mundo da internet.
Monopólio
A AOL baseou seu sistema no monopólio. Durante anos, os usuários de AOL só podiam conectar-se ao sistema através de um programa exclusivo da companhia.
O mundo AOL era um mundo fechado, ao qual outros usuários da internet não tinham acesso. Em troca, AOL oferecia uma simplicidade e segurança que muitos consumidores consideraram atrativa.
Mas a expansão da internet de alta velocidade acabou com grande parte da vantagem competitiva de AOL. Com isso, a AOL voltou seus olhos ao modelo de mais sucesso atualmente na internet: o do Google, com sua oferta de serviços gratuitos e receitas baseadas na publicidade inserida.
Especial
Leia o que já foi publicado sobre a AOL
AOL anuncia e-mail gratuito de 5 Gbytes para minimizar perdas
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O portal de internet América On-Line (AOL) anunciou hoje que seus usuários terão, a partir de setembro, 5 gigabytes de espaço de e-mail gratuitos, mais que Google e Yahoo, que oferecem 2,5 e 2 gigabytes, respectivamente.
A AOL oferecerá o armazenamento gratuito através de sua filial X-drive, comprada pela empresa no ano passado.
Esta é mais uma medida feita pela empresa para minimizar a perda de clientes e, com isso, sanear as finanças da empresa, filial da Time Warner. A oferta se soma ao anúncio de que o e-mail e outros serviços do portal serão gratuitos, como o próprio e-mail.
Só nos últimos 12 meses, a AOL perdeu cerca de três milhões de assinantes (um milhão no último trimestre), e conta atualmente com pouco menos de 18 milhões de clientes.
Em seu melhor momento, no ano de 2002, a AOL acumulava 27 milhões de assinantes.
A empresa também anunciou a demissão de 5.000 funcionários e a venda de seu ramo de serviços de conexão à internet na Europa antes do fim de ano.
A aliança entre AOL e Xdrive permitirá o download de todo tipo de arquivos, entre imagens, música e vídeo, e também permitirá compartilhá-los entre diferentes usuários.
A decisão da AOL acontece diante do considerável aumento no último ano dos serviços de armazenamento e cópias de segurança "on-line", que permitem a seus usuários guardar arquivos e recuperá-los a qualquer momento, de qualquer computador.
Um exemplo é o da Amazon.com, que em março lançou seu serviço de armazenamento S3, mas cobrando a seus clientes dependendo da quantidade de informação guardada.
Além disso, há rumores de que o Google lançará em breve seu próprio serviço de armazenamento on-line, chamado GDrive.
Com todas estas mudanças, a AOL finalmente teve de reconhecer que sua estratégia empresarial original não pode sobreviver no atual mundo da internet.
Monopólio
A AOL baseou seu sistema no monopólio. Durante anos, os usuários de AOL só podiam conectar-se ao sistema através de um programa exclusivo da companhia.
O mundo AOL era um mundo fechado, ao qual outros usuários da internet não tinham acesso. Em troca, AOL oferecia uma simplicidade e segurança que muitos consumidores consideraram atrativa.
Mas a expansão da internet de alta velocidade acabou com grande parte da vantagem competitiva de AOL. Com isso, a AOL voltou seus olhos ao modelo de mais sucesso atualmente na internet: o do Google, com sua oferta de serviços gratuitos e receitas baseadas na publicidade inserida.
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