Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
14/08/2006 - 16h10

Nokia compra Loudeye e pode acelerar planos da Apple

Publicidade

da France Presse, em Nova York

A chegada da gigante da telefonia celular Nokia ao negócio da música baixada da internet representa má notícia para a Apple Computer e pode forçar o fabricante do popular iPod a desenhar um novo iPhone para enfrentar o desafio, dizem os analistas.

A finlandesa Nokia, que controla um terço do mercado mundial de telefonia móvel, anunciou na semana passada que comprará o site Loudeye dedicado à música digital, um empresa americana que opera na Europa através da OD2, plataforma de download de músicas que atua no mercado europeu. O anúncio foi feito num momento em que a Apple está envolvida em problemas com vários governos europeus por monopolizar sua tecnologia, a fim de evitar que os iPods possam tocar músicas provenientes de outros sites que não seja o iTunes.

"Primeiro eles [a Apple] são atacados pela maquinaria legislativa francesa", disse Mark Mulligan, da empresa de pesquisas Jupiter Research, "depois os nórdicos se mostram agressivos". "Depois a Microsoft diz que está elaborando sua própria opção e que planeja superar a Apple [...] e finalmente chega a Nokia com seu ataque".

A plataforma OD2 foi pioneira em baixar músicas legalmente, tendo entre seus fundadores, em 1999, o músico britânico Peter Gabriel. Foi comprada em 2004 por Loudeye e hoje dá suporte a 60 sites de venda de música, incluindo os controlados pela Microsoft em 13 países europeus.

Os analistas asseguram que a Apple pode se ver forçada a oferecer o iTunes a outras companhias sob licença, ainda que as tentativas iniciais de seu chefe, Steve Jobs, para trabalhar com a Motorola não tenham avançado.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Nokia
  • Leia o que já foi publicado sobre a Apple
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página