Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
12/09/2006 - 18h31

PF prende 58 em operação para combater crimes na internet

Publicidade

da Folha Online

A operação da Polícia Federal-- denominada Replicante-- para combater organização especializada em invadir contas bancárias pela internet prendeu 58 pessoas nesta terça-feira.

Os envolvidos no esquema de roubos na internet podem ser enquadrados nos crimes de furto qualificado, formação de quadrilha, interceptação telemática ilegal, violação do sigilo bancário, concussão, estelionato e lavagem de dinheiro.

Os 69 mandados de prisão e os 62 mandados de busca e apreensão foram realizados simultaneamente nos Estados de Goiás, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Do total de detenções, 51 foram realizadas só em Goiânia.

Os acusados, que têm em média 20 anos, conseguiam desviar em média, por dia, R$ 6.000 da conta de clientes de seis bancos diferentes. Os policiais apreenderam 15 carros, um jet sky e 15 computadores.

Mais de 300 agentes da Polícia Federal participaram da operação. De acordo com nota divulgada, as investigações tiveram início há um ano e desdobram-se em uma seqüência de operações que vêm sendo realizadas desde 2000.

A operação Replicante está focada na prisão de programadores que difundem os programas utilizados para roubos de senhas e dados de contas bancárias.

Segundo a PF, a operação também se destina a reprimir usuários que difundem os programas e chegam a passar milhares de e-mails por dia. Eles fazem a parte operacional na arregimentação de contas e cartões de laranjas e no pagamento de boletos via internet em contas de terceiros.

Com informações da Agência Brasil

Leia mais
  • PF prende 53 suspeitos de desvio de dinheiro pela internet
  • PF prende quadrilha que vendia remédios controlados pela internet
  • Crimes virtuais estão em alta no Japão

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre fraudes na internet
  • Leia mais no especial de Crimes Virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página