Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/09/2006 - 11h43

Serviço de mensagens instantâneas é alvo de vírus

Publicidade

da France Presse, em San Francisco

O serviço de mensagens instantâneas AIM do provedor America Online (AOL) está sendo alvo de um vírus que permite aos piratas virtuais tomar o controle dos computadores infectados, alertou nesta quarta-feira uma empresa de segurança eletrônica de San Francisco, EUA.

Especialistas da FaceTime, com sede no Vale do Silício, ao sul de San Francisco, alertaram os usuários a não abrirem nenhum arquivo enviado pelo AIM, o programa de mensagens instantâneas do AOL.

As mensagens instantâneas do AOL estavam armando uma 'botnet' (rede de aplicações robôs) potencialmente perigosa, segundo a empresa.

As aplicações robôs são programas, normalmente vírus, que se executam e duplicam de forma automática.

Este vírus particular, um verme identificado como W32.pipeline, se instala no computador através de uma imagem Jpeg anexa que chega ao usuário do AIM através de um de seus contatos.

Uma vez no disco rígido do computador, o vírus abre o donwload de aplicações infecciosas que permitem essencialmente que os invasores controlem as máquinas, informou a FaceTime.

O vírus se reproduz reenviando mensagens infectadas aos outros contatos do AIM do destinatário.

"A intenção parece ser construir tantas 'correntes executáveis' quanto possível para obter uma rede que possam controlar através de uma botnet", disse o encarregado da investigação antipirataria da FaceTime, Chris Boyd.

Esta rede permite aos piratas virtuais obter dados pessoais, enviar spams ou acessar sites de empresas por entradas simultâneas, explicou Boyd.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre vírus de computador
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página