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21/09/2006 - 12h04

Cresce a participação das brasileiras na internet

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da Folha Online

A participação das mulheres na internet aumentou no Brasil. O percentual chegou a 48,2% do total de usuários residenciais em agosto, o maior percentual registrado desde o início da medição em setembro de 2002.

Em agosto do ano passado, registrou-se uma participação feminina de 45,7%. Os dados são da pesquisa Ibope/NetRatings divulgada nesta quinta-feira.

"Esta é uma tendência importante, já que marca mais um passo em direção a um uso mais diverso da internet que, desde o início, era utilizada predominantemente por homens", analisa Rosi Rosendo, analista de Mídia e Consumo do Ibope Inteligência.

"À medida que o perfil do usuário típico vai se aproximando mais da distribuição da população, aparecem novas demandas e oportunidades de negócio, como por exemplo os serviços online de compras, bancos e atendimento ao consumidor em geral", acrescenta a especialista do Ibope.

Número de usuários e tempo de uso

O número de usuários ativos de internet residencial cresceu 1,9% desde o mês passado, atingindo 13,6 milhões de brasileiros, isso representa um crescimento de 17,3% no ano.

O tempo de uso da web, no entanto, caiu 3,1% de julho para agosto, depois de uma trajetória de crescimento. No mês passado, os brasileiros permaneceram, em média, 20 horas por mês navegando na rede.

Mesmo assim, o Brasil permanece em primeiro lugar em tempo de uso da internet entre os países medidos pelo serviço. A pesquisa acompanha o comportamento de internautas em dez países: Austrália, Alemanha, Brasil, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Japão, Reino Unido e Suíça.

Os Estados Unidos estão em segundo lugar, com 18 horas de uso. O Japão desceu uma posição e encontra-se na terceira colocação com quase 16 horas de uso.

As categorias que mais cresceram na internet em agosto foram: Educação e Carreiras (8,3%), Governo e Entidades sem Fins Lucrativos (8,0%) e Notícias e Informações (6,2%).

Os maiores decréscimos identificados foram: Casa e Moda (12,4%) e Ocasiões Especiais (10,9%). Todas as categorias apresentaram decréscimo em seu tempo de acesso, com exceção das categorias Informações Corporativas (acréscimo de 20,2%) e Educação e Carreira (que cresceu 9,6%).

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