Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/10/2000 - 13h30

Lojas tradicionais mantêm liderança no e-commerce

Publicidade

PEDRO SOARES
do FolhaNews

A participação dos varejistas tradicionais que contam com lojas físicas deve cair de 64% para 52% este ano no comércio eletrônico.

Apesar da redução, as lojas tradicionais devem continuar liderando as vendas na Internet.

Segundo o vice-presidente do The Boston Consulting Group, Fernando Barreto, mesmo com o aumento da participação dos varejistas "pure play" (que operam apenas na Internet) existem desafios a serem vencidos.

Ele destacou que os "pure play" devem buscar redução em investimentos de marketing, se adequando ao padrão do varejo tradicional.

No ano passado, foram gastos 153% da receita desses sites para alavancar sua marca. Outro desafio seria buscar novas fontes de receita.

Barreto citou que os "pure play" devem investir em logística e entrega, além de buscar a venda de espaço publicitário em seus sites.

Apenas 22% dos varejistas on line abrigam anúncios em seus portais.

Barreto disse ainda que a idéia de que um site de varejo pode ganhar espaço estando em um grande portal de acesso não é verdadeira.

Segundo estudo do Boston Consulting, 61% dos acessos são feitos diretamente aos sites de varejo.

Com relação aos varejistas tradicionais, Barreto disse que neste ano 42% devem ter uma operação lucrativa, enquanto os "pure play" ainda devem operar por alguns anos no vermelho.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página