Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
27/09/2006 - 10h57

Ausente da Tokio Game Show, Nintendo Wii aposta na criatividade

Publicidade

THÉO AZEVEDO
da Folha de S.Paulo, em Tóquio

Para os japoneses, a Tokyo Game Show só não é perfeita porque a Nintendo não participa do evento. Dessa vez, contudo, algumas produtoras terceirizadas, como a Sega e a Konami, quebraram o galho dos visitantes, expondo alguns títulos inovadores para o Wii, o console de nova geração da fabricante japonesa que será lançado ainda neste ano.

Muito embora o videogame da Nintendo tenha ficado distante das mãos dos visitantes, ele fez sucesso nas demonstrações. Um dos títulos mais bem-sucedidos foi Elebits, o primeiro jogo da Konami para o Wii. Espécie de brincadeira virtual de esconde-esconde, o game desafia a procurar pelas criaturinhas que dão nome ao jogo e que são a fonte de poder em um mundo fictício.

Com o controle sensível aos movimentos, é possível empurrar, puxar, levantar e atirar objetos dos ambientes para encontrar os seres.

Uma vez capturados, eles dão acesso a novas áreas. Embora seja dotado de um visual um tanto simplório, o conceito original por trás de Elebits é, por si só, um tanto estimulante, cativando a criatividade do jogador, que pode procurar as criaturinhas em silêncio ou causar estardalhaço para assustá-las.

A Marvelous levou à feira Harvest Moon, primeira versão para o Wii da série que retrata a vida na fazenda e que, em 2006, comemora seu décimo ano de vida. Embora o estilo seja mais apreciado no Japão, o jogo não deixa de ser interessante para os jogadores ocidentais, principalmente pelo uso do controle Wii Remote para desempenhar funções típicas do campo, cuidando dos animais e da natureza. Heroes, da Grasshopper, apareceu somente na forma de um vídeo um tanto misterioso. No filme, o aparente protagonista, Helter Skelter, troca tiros com alguns inimigos, utilizando um braço biônico.

Natal

Aos órfãos de Super Mario, Metroid e Zelda, o Wii pode não ter feito uma participação brilhante na Tokyo Game Show 2006, mas, ao menos serviu de consolo enquanto o videogame não chega às lojas. No Japão, terra da Nintendo, o lançamento está programado para acontecer em 2 de dezembro. Wii Sports e Red Steal serão os primeiros títulos do console.

Leia mais
  • Maior edição da Tokyo Game Show traz consoles da próxima geração
  • Consoles PS3 e Xbox 360 mostram suas garras
  • Games apresentados em Tóquio exibem requinte técnico e visual

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre games
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página