Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2006 - 13h31

Internet oferece sites de download para todos os gostos

Publicidade

MARIANA BARROS
da Folha de S.Paulo

Guardadas as devidas proporções, o download está para seu computador assim como o gênio da lâmpada está para Aladim. A diferença é que, em vez de esfregar, basta clicar, e tudo --ou quase tudo-- o que desejar estará ao seu alcance.

Programas de escritório, organizadores pessoais, jogos, sistemas de segurança e arquivos multimídia --um pouco de tudo pode ser encontrado na rede e transferido dos servidores das empresas para a sua máquina.

Se você acaba de comprar um computador, fazer downloads é uma boa maneira de recheá-lo. É possível até mesmo trocar o sistema operacional original por um de sua preferência e equipá-lo com ferramentas que não vieram inclusas.

As máquinas que integram o programa do governo "PC Conectado", por exemplo, são vendidas com o sistema operacional Linux --a versão FeniX é uma das mais comuns. Mas, se você preferir trocá-lo pelo Windows, é possível baixar grátis a versão de teste do Vista, cujo lançamento oficial está prometido para 2007.

Programas como esse são oferecidos por sites depositários, de onde partem os arquivos a serem baixados. Rankings dos softwares mais procurados e notícias de lançamentos também estão nesses endereços --vários deles disponíveis em português.

Se o seu sistema operacional é Windows, visite o site da Microsoft (www.microsoft.com/downloads) para baixar atualizações, correções e softwares gratuitos. Quem tem sistema Mac OS pode recorrer ao site da Apple (www.apple.com/support/downloads) para encontrar conteúdo equivalente.

Outra possibilidade é recorrer às redes de troca, que funcionam em sistema ponto a ponto. Em vez de os arquivos estarem centralizados em um único servidor, eles ficam hospedados nas máquinas dos usuários, que trocam programas, músicas e filmes entre si.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre download
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página