Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/10/2006 - 15h46

Microsoft lança aguardada versão 7 do Internet Explorer

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, em Seattle

A Microsoft lançou ontem o Internet Explorer 7 --a primeira grande atualização de seu browser desde 2001-- com novos recursos destinados a impedir fraudes online e a aumentar a facilidade de uso.

O Internet Explorer continua a ser o software de navegação de internet mais utilizado pelos internautas. Mas, a demora do lançamento de novas versões permitiu o surgimento do mais formidável concorrente para a empresa no segmento --desde que ela derrotou o Netscape, que no passado era o browser dominante--, o Mozilla Firefox.

divulgação
Microsoft lança Internet Explorer 7, primeira grande atualização do browser desde 2001
Microsoft lança Internet Explorer 7, primeira grande atualização do browser desde 2001
O Mozilla Firefox, software de fonte aberta, vem ganhando usuários desde que foi lançado, em 2004. O navegador tem recursos, como uma janela de buscas integrada, permitindo que usuários localizem suas buscas na internet sem abrir uma nova página. Além disso, o navegador oferece "abas" para visitas simultâneas a diferentes sites e um sistema de bloqueio de anúncios pop-up. Todos esses recursos estão disponíveis no novo Internet Explorer.

A Microsoft também está anunciando melhorias na segurança do browser --entre as quais um código de cores na barra de endereços indicará o nível de confiabilidade de um site.

O Internet Explorer 7 está disponível para usuários do Windows XP, servindo também como padrão para o anunciado sistema operacional Windows Vista (que deve chegar aos consumidores no começo de 2007).

Opiniões

De acordo com analistas, os consumidores associam a qualidade de um sistema operacional à qualidade de seu browser. Isso faz com que seja fundamental para a Microsoft que o programa de navegação seja bem recebido --ainda que não seja vendido separadamente.

"Como seria se a Microsoft não tivesse um bom browser fazendo parte do Windows? Não seria bom para a empresa", disse Colin Teubner, analista da Forrester Research.

Próxima versão

A Microsoft anunciou que já está trabalhando na próxima versão do Internet Explorer, garantindo que não ocorram mais intervalos prolongados entre as versões do produto.

"Deveríamos ter feito antes? É difícil não dizer isso, quando você vê qualquer coisa em retrospecto", disse Dean Hachamovitch, gerente geral da equipe do Internet Explorer.

Usuários

O programa registrou uma participação mundial de 86% em outubro. Enquanto isso, o Firefox tem 11,5%. Tanto o Safari --Apple--, como o Opera --Opera Software-- tem menos de 2%, de acordo com dados da OneStat.com.

"É animador ver a Microsoft reentrar no mercado de browsers depois de deixá-lo por cinco anos", disse Christopher Beard, vice-presidente de produtos da Fundação Mozilla. "É bom ver o Internet Explorer adotando recursos que nós popularizamos", acrescentou.

A Fundação Mozilla planeja lançar nas próximas duas semanas uma nova versão de seu browser, Firefox 2. A atualização do programa terá um recurso que permite ao usuário restaurar trabalhos feitos on-line se o browser ou o PC travarem, verificador ortográfico para e-mails ou blogs e sugestões de termos de busca.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Internet Explorer

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página