Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/10/2006 - 16h13

MySpace bloqueará música protegida por lei de direitos autorais

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, em Nova York

O MySpace.com anunciou nesta segunda-feira o licenciamento de uma nova tecnologia para impedir usuários de distribuírem ilegalmente músicas protegidas por direitos autorais (copyright). O site de redes sociais também pretende expulsar quem violar com freqüência seus termos.

A medida é uma resposta à pressão por grandes estúdios de cinema e de música interessados em acabar com a infração de direitos autorais em sites como o MySpace e o YouTube.

A tecnologia a ser empregada foi desenvolvida pela Gracenote. O sistema permite que o MySpace compare os arquivos de música enviados pelos membros da comunidade com as músicas dos bancos de dados da Gracenote. O site poderá impedir o upload se o arquivo não tiver os devidos registros de recolhimento de direitos.

O MySpace e o YouTube afirmam que removem material indevido quando são informados de sua presença em seus sistemas.

Música on-line

O MySpace começará a vender canções de quase 3 milhões de bandas independentes. A empresa pretende oferecer o portifólio das grandes gravadoras.

EMI, Universal Music Group, Warner Music Group e Sony BMG controlam cerca de 75% do mercado de música mundial. Grande parte das canções dos artistas destas gravadoras está disponível para transmissão on-line.

O MySpace foi comprado pela News Corp. por US$ 580 milhões há menos de um ano. O site tem mais de 90 milhões de usuários ativos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre direitos autorais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página