Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
31/10/2006 - 11h45

Microsoft lança versão de Windows no idioma mapudungun no Chile

Publicidade

da Efe, em Santiago do Chile

A Microsoft apresentou ontem na cidade de Temuco, no sul do Chile, uma versão do Windows em mapudungun, o idioma do povo mapuche.

O novo software corresponde a uma iniciativa conjunta da Microsoft e do Ministério da Educação chileno, através do Programa de Educação Intercultural Bilíngüe (PEIB).

O órgão governamental será responsável pela difusão desta ferramenta, que busca conservar o mapudungun através das novas tecnologias, destacou, durante apresentação, a ministra da Educação chilena, Yasna Provoste.

A ministra também ressaltou a aliança com uma empresa privada para ampliar o conhecimento da cultura dos povos originários através da rede e para incorporar as novas tecnologias ao desenvolvimento das comunidades mapuches do Chile.

"Para nós, é muito importante que empresas de reconhecimento mundial, como a Microsoft, participem destes esforços para ampliar os horizontes educativos e culturais de nossos povos originários", disse.

Hernán Orellana, gerente geral da Microsoft Chile, se disse convencido de que a iniciativa é uma contribuição à inclusão digital das comunidades mapuches, "mas também abre uma janela para que o resto do mundo tenha acesso à riqueza da cultura deste povo".

O Windows em mapudungun faz parte do Programa de Idiomas Nativos da Microsoft Corporation em nível mundial, que oferece a oportunidade de ter acesso à tecnologia em línguas nativas com a finalidade de que mais pessoas de todo o mundo possam trabalhar em computadores com seu próprio idioma, disse Orellana.

Segundo números oficiais, vivem no Chile cerca de 620 mil mapuches, que representam quase 90% da população indígena do país.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Windows da Microsoft
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página