Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2006 - 12h43

Google adquire JotSpot, pioneira em aplicativos via internet

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, em San Francisco

A Google anunciou ontem a aquisição da JotSpot (http://www.jot.com/) --empresa iniciante do Vale do Silício e uma das pioneiras no mercado de aplicativos empresariais via internet.

Em comunicado divulgado no site da empresa, Joe Kraus, co-fundador e presidente-executivo da JotSpot, confirmou a fusão. A notícia sai depois de uma série de ameaças da Google em criar um software concorrente. Os termos financeiros do acordo não foram divulgados.

A JotSpot --criada há três anos-- desenvolve programas on-line de produtividade, que oferecem muitas funções semelhantes às do Microsoft Office (processadores de texto e planilhas, por exemplo). Seus aplicativos não instalados em máquinas individuais, mas operam como serviços via internet.

Aplicativos on-line

Seguindo o exemplo de empresas como a JotSpot, a Google entrou no mercado no início deste ano quando adquiriu o processador de texto Writely e introduziu outros aplicativos operados via internet (como o Google Spreadsheets e o Google Calendar).

"Era evidente que a Google compartilhava de nossa visão de que grupos de pessoas podem criar, gerir e compartilhar informações on-line", disse Kraus, um dos co-fundadores do Excite, um dos primeiros sites de busca na Web (criado em 1994).

A empresa tem 27 funcionários, é sediada a alguns quilômetros de distância dos escritórios da Google em Palo Alto e suspendeu temporariamente o registro de novos usuários. A medida é necessária para transferir seus serviços on-line e os dados dos usuários atuais aos sistemas de computador da Google, em Mountain View.

A JotSpot tem como clientes duas mil empresas, 30 mil usuários pagantes e cerca de 300 mil usuários de ferramentas gratuitas. Kraus disse que a empresa continuará a oferecer assistência aos seus clientes durante o período de transição.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre aplicativos on-line
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página