Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/11/2006 - 11h42

EUA fecham site que servia de "guia nuclear"

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, em Washington

O governo dos EUA tirou do ar um site que apresentava documentos capturados durante a guerra no Iraque.

A medida foi tomada depois que especialistas em armas e autoridades manifestaram preocupação com a possibilidade de uso das informações como um guia para a construção de uma bomba nuclear, informou o jornal "The New York Times".

O jornal afirma que o governo Bush lançou o site por causa da pressão de republicanos do Congresso, que esperavam usar a internet para encontrar novas evidências do perigo representado pelo ex-presidente iraquiano, Saddam Hussein.

Nas últimas semanas o site havia publicado documentos que, segundo especialistas, continham detalhes da pesquisa nuclear do Iraque antes da Guerra do Golfo de 1991.

Um diplomata classificou o documento como "livro de receitas" para a construção de uma bomba atômica.

Segundo a reportagem, o site foi suspenso na noite de quarta-feira depois que o "New York Times" informou o governo. Um porta-voz do diretor da inteligência nacional declarou que o site foi retirado "para uma revisão para garantir que seu conteúdo seja apropriado para utilização pública".

O site --conhecido como "Portal de Documentos da Operação Liberdade Iraquiana"-- continha documentos com desenhos, diagramas, equações e longas narrativas sobre a construção de bombas.

De acordo com o jornal, especialistas afirmam que as informações vão além do que há disponível na internet e em demais fóruns públicos.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre censura na internet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página