Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/11/2006 - 10h35

Fãs da Apple esquentam web com rumores sobre iPhone

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, em San Francisco

A chegada de um aparelho híbrido --que combina funções de celular e de player de mídia digital-- passou a ser fortemente considerada entre entusiastas e analistas da Apple Computer, restando apenas a dúvida de "quando" estará no mercado.

Desde que a Apple lançou o iPod, há cinco anos, a empresa vendeu mais de 67 milhões de aparelhos e mais de 1,5 bilhões de canções em sua loja on-line iTunes. Agora, o presidente-executivo da companhia, Steve Jobs, e a Apple estão prontos para o lançamento de um produto designado como iPhone, previsto para janeiro do ano que vem, a ser lançado na conferência Macworld, dizem analistas.

Divulgação
Em blogs, fãs especulam sobre o lançamento pela Apple do iPhone --unindo tocador e celular
Em blogs, fãs especulam sobre o lançamento pela Apple do iPhone --unindo tocador e celular
"Do ponto de vista técnico, o aparelho está praticamente pronto", disse Shaw Wu, analista da American Technology Research. "Trata-se de uma grande empreitada e acreditamos que esteja além da especulação."

Os rumores já fervilhavam antes do lançamento do celular Rokr, da Motorola --equipado com uma versão do software iTunes e com capacidade para 100 músicas. Mas, as vendas do modelo não foram boas e a capacidade de armazenagem foi considerada muito baixa.

Nas últimas semanas, blogs de entusiastas dos produtos Apple vêm insistindo na chegada do iPhone. Ainda esta semana, o diário financeiro "Commercial Times", de Taiwan, publicou que a Hon Hai Precision Industry --empresa taiuanesa de produção terceirizada-- está encarregada de produzir o aparelho.

"Há bastante interesse", afirma Mike McGuire, analista do Gartner Group. "Mas também existem muitos obstáculos para dificultar o processo, como, por exemplo, a definição da operadora com que o aparelho vai trabalhar, por exemplo."

Um porta-voz da Apple disse que a empresa não comenta sobre boatos e especulações.

Analistas acreditam que a Apple pode faturar US$ 2 bilhões por ano com o aparelho, vendido a US$ 200 dólares, se conseguir pelo menos 1% das vendas totais de 1 bilhão de celulares, previstas para o próximo ano.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Rokr, da Motorola
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página