Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
07/12/2006 - 14h31

Sony forma joint venture de tecnologia de telas planas

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, em Tóquio

A Sony anunciou hoje uma joint venture com um fundo de tecnologia para desenvolver um tipo de tela eletroluminescente, com tecnologia chamada "Field Emission Display" (FED).

A Sony informou que o Technology Carve-out Investment Fund, sediado em Tóquio, investirá um total de 2,5 bilhões de ienes (US$ 21,7 milhões) no projeto, que começará a funcionar no próximo dia 18 com cerca de 30 funcionários. A Sony terá 36,5% do empreendimento. O TCI fica com o restante.

A tecnologia FED foi inventada na década de 1970 como uma possível alternativa aos tradicionais televisores de tubo de raios catódicos, mas nunca foi comercializada, perdendo terreno para telas de cristal líquido (LCD) e plasma.

Toshiba e Canon trabalham em conjunto em uma tecnologia similar à FED, chamada tela de superfície condutora emissora de elétrons (SED, na sigla em inglês), que tem como objetivo competir com displays LCD e de plasma no crescente mercado de TV de tela plana e fina.

As tecnologias FED e SED podem ser usadas no desenvolvimento de telas planas. Esses televisores são mais brilhantes, consomem menos energia e têm um maior ângulo de visão. Resta saber se se um dia serão comercialmente viáveis.

A Sony começou a desenvolver a tecnologia FED em 1998 com uma empresa da Califórnia chamada Candescent Technologies. A partir de 2002, a empresa japonesa deu início ao desenvolvimento próprio. A Candescent foi à falência em 2004. A Canon acabou comprando as patentes da empresa em um leilão.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre LCD

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página