Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/12/2006 - 13h53

Brasil Telecom estuda oferta de serviço celular 3G em atual rede

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, em São Paulo

A Brasil Telecom anunciou que vai dar início aos estudos para oferta de serviços de telefonia celular de terceira geração (3G) utilizando a atual faixa de freqüência que possui para distribuição de comunicação móvel tradicional.

A empresa tem licença para operar em telefonia celular móvel na faixa de 1,8 GHz e estuda usar a mesma rede para telefonia de terceira geração (3G), que permitem o acesso rápido à internet. Segundo a Brasil Telecom, "a licença [atual] não define o padrão de tecnologia a ser utilizado".

"O novo sistema, que compartilhará a faixa de freqüência com o GSM, permitirá novos negócios para a companhia no segmento de comunicação multimídia [foto e vídeo] dentro da região onde a empresa já atua", informou o diretor de tecnologia e planejamento técnico da companhia, Dante Nardelli Júnior, em comunicado.

O sistema GSM, de segunda geração, é considerado eficiente para serviços de voz e de dados em média velocidade. O projeto de implementação da rede 3G UMTS (Universal Mobile Telecommunication Service) "foi desenhado para a entrega flexível de qualquer tipo de serviço, inclusive de alta velocidade, em qualquer lugar".

Segundo nardelli, pelo menos duas operadoras fora do Brasil já adotam sistema semelhante (no Japão e na China).

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre telefonia móvel de terceira geração
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página