Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
20/12/2006 - 09h24

Lançado o esboço do próximo Firefox

Publicidade

JULIANO BARRETO
da Folha de S.Paulo

Se os lançamentos quase simultâneos dos novos Internet Explorer e Firefox foram classificados por alguns especialistas como a Segunda Guerra dos navegadores, não é exagero dizer que o lançamento da primeira versão para testes abertos do Firefox 3.0 é o começo de uma espécie de Guerra Fria.

Ainda usando nomes provisórios, como Minefield e Gran Paradiso, o projeto da Mozilla Foundation promete grandes novidades para os usuários.

Na página de metas do Firefox 3.0 alpha (wiki.mozilla.org/Firefox3/Goals), aumentar a velocidade de carregamento das páginas é uma prioridade. Para tanto, os programadores lançaram mão de uma versão inédita do Gecko, o código principal do navegador que define a maneira como o soft exibe o conteúdo on-line.

Quem se aventurar a baixar a versão alpha do Firefox poderá comprovar isso, apesar de a instabilidade do software causar interrupções constantes nas visitas às páginas da rede.

O Firefox 3.0 alpha está disponível em versões para Mac OS X, Linux e Windows no endereço ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/latest-trunk. Quem já tem o Firefox instalado deve fazer uma cópia de segurança da pasta do programa. A versão alpha pode bagunçar algumas configurações do navegador.

Mercado

A chegada do IE 7 parece não ter freado o crescimento do Firefox. De acordo com números do WebSideStory (www.websidestory.com), em dezembro, nos EUA, o número de usuários que escolheram o navegador da Mozilla aumentou de 9,8% para 10,7%. Enquanto isso, o rival da Microsoft teve queda de 89,1% para 88,2%.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre navegadores de internet
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página