Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
29/12/2006 - 15h12

Fora do ar, Orkut "em construção" deixa usuários apreensivos

Publicidade

FERNANDA CRANCIANINOV
da Folha Online

O site de relacionamentos Orkut está fora do ar desde a tarde de ontem, deixando milhares de usuários sem acesso ao serviço. Em setembro, o Orkut registrava mais de 30 milhões de usuários, sendo 60% brasileiros.

O Orkut exibe em sua página inicial o tradicional aviso "o orkut está em construção. por favor, volte em breve." (orkut is under construction. please check back soon). O motivo da manutenção não foi divulgado pelo Google, que administra o site.

Não há informações sobre quando o serviço estará de volta. Em tom de ironia, o site MeioBit (www.meiobit.com) sugere algumas alternativas aos "órfãos" do Orkut, "como e-mail, MSN, Google e a maldita porta da rua".

O site Undergoogle (www.undergoogle.com/blog) declarou o "caos entre brasileiros". Uma internauta identificada como "brankinhausa" comenta que, nos EUA, houve uma pane relacionada aos dados do site, "estão loucos tentando contornar o problema".

Outra hipótese, mais plausível, é que o Google apenas esteja implementando novas ferramentas e reforçando a segurança e a legalidade de conteúdo no site.

Na segunda-feira, o site indiano Pune Newsline (cities.expressindia.com) publicou a informação de que o Orkut estaria abrigando comunidades on-line em apoio a supostos terroristas (Dawood Ibrahim, Chhota Shakeel e Tiger Memon foram citados pelo site).

A organização Pune Nagrik Manch (PNM) denunciou conteúdo e fotografias irregulares, enviando um e-mail ao serviço de atendimento aos usuários do Orkut, pedindo por demais detalhes sobre que ações seriam tomadas contra tais comunidades.

Os padrões do Orkut determinam que uma comunidade não pode ser usada para apologia ao ódio ou para publicar material ofensivo à raça, etnia, nacionalidade, religião, gênero ou orientação sexual.

Leia mais
  • Crime virtual terá novos alvos de atuação em 2007, dizem especialistas
  • Google inaugura nova sede no Brasil e aposta em crescimento
  • Jovens trocam tempo de TV por internet, diz estudo
  • Redes sociais compõem valiosos bancos de dados
  • Redes virtuais enfrentam problemas na Justiça
  • Orkut dá à PF "atalho" para barrar páginas

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Orkut
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página