Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
03/01/2007 - 15h11

Conteúdo gerado por usuários é bom para a mídia, diz relatório

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, em Londres

As empresas de mídia tradicionais devem buscar benefícios com a explosão de conteúdo gerado por usuários --vista mais como uma oportunidade de negócios, apesar de as receitas potenciais serem limitadas--, diz um relatório.

O fenômeno de contribuição de fotografias, vídeos e blogs afetou a indústria de mídia em 2006 com sites na internet como o YouTube e, segundo um relatório sobre tendências para 2007 da consultoria Deloitte, isso não deve mudar.

Nos últimos meses, as manchetes mostravam que a mídia tradicional vem perdendo influência em relação ao consumidor. Mas Howard Davies, diretor de estratégia de mídia da Deloitte, afirmou que a imprensa e a TV vêm alterando sua visão sobre como a prática vem se desenvolvendo.

"[A mídia tradicional] está muito bem posicionada para adotar algumas tecnologias e práticas sociais emergentes", disse Davies à Reuters. Ele afirmou que o conteúdo gerado por usuários pode ser dividido em duas categorias --para quem busca "cinco minutos de fama" e para quem quer contribuir em alguma discussão mais aprofundada.

Canais de notícias, como BBC e BSkyB, já exibiram conteúdo gerado por usuários --como imagens de celulares após atentados de Londres, em 2005.

O relatório completo da Deloitte sobre previsões para a mídia será divulgado no fim de janeiro.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Web 2.0

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página