Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/01/2007 - 15h05

Google investe na chinesa Xunlei mas não revela estratégia no país

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, em Pequim

Em meio à batalha contra rivais pelo segundo maior mercado mundial de internet., o Google vem investindo na chinesa Xunlei Network Technology, informaram fontes ligadas ao assunto nessa sexta-feira. As empresas não revelaram os detalhes financeiros da parceria estratégica e nem quais seriam os novos produtos que a associação pode oferecer.

A Xunlei, uma das maiores empresas oferecendo serviços de download, sediada em Shenzhen, oferece uma rede de troca de arquivos entre usuários e outros serviços de download. A Xunlei diz ter mais de 120 milhões de usuários realizando mais de 50 milhões de downloads por dia.

"Por um lado temos downloads, e pelo outro, as buscas, de modo que as possibilidades são fáceis de imaginar", disse Li Kaifu, presidente do Google China a jornalistas.

"Em 2007, pretendemos chegar aos 700 milhões de usuários", disse Sean Zou, co-fundador e presidente-executivo da Xunlei, a jornalistas. O Google trouxe como parceiros de investimento a Ceyuan Ventures, Morningside Ventures, IDGVC Partners e Fidelity Asia.

O Google concorre diretamente com a Baidu.com, que controlava cerca de 57% do mercado de busca chinês ao fim de julho, de acordo com a Analysis International. Tanto o Baidu quanto o Google (com apenas 16% do mercado chinês) estão estudando opções para expandir seus serviços de vídeo on-line na quarta maior economia do mundo.

O Baidu já lançou um canal próprio de vídeos em chinês, ainda em base experimental.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Baidu.com
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página