Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/01/2007 - 11h24

Equipamentos levam MP3 à casa toda

Publicidade

PAULA LEITE
da Folha de S.Paulo

Já existem vários equipamentos disponíveis no mercado que se propõem a distribuir a música armazenada em MP3 no computador pela casa --uma solução para quem já converteu todos os CDs em MP3 e quer aposentar o aparelho de som tradicional.

Os aparelhos que armazenam as músicas em um disco rígido próprio e as distribuem para estações sem fio espalhadas pela casa são uma opção. A vantagem desses equipamentos é que não é necessário montar nem configurar uma rede sem fio --a central e as estações do aparelho se reconhecem automaticamente.

Por outro lado, para quem já tem a coleção de músicas no computador, será preciso converter os CDs novamente para armazenar o conteúdo no disco rígido da central.

No Brasil, a Philips comercializa um equipamento de som wireless desse tipo, o WACS700/37 (veja quadro abaixo), que se comunica com até cinco estações colocadas na casa e armazena 40 Gbytes de música no disco rígido, ou cerca de 750 CDs.

Um sistema semelhante feito pela empresa Sonos e vendido nos Estados Unidos se propõe a pular uma etapa: a do armazenamento das músicas.

Composto de estações e controles remotos com tela colorida, o Sonos Digital Music System se conecta à internet sem fio. Se o usuário assinar um serviço de música digital como o Rhapsody, pode ouvir qualquer música disponível no serviço em seu equipamento imediatamente, sem fazer download. Assim, o aparelho não precisa ter disco rígido, não é necessário converter CDs nem é preciso um computador, já que as músicas vêm direto da internet.

Nos serviços de assinatura de música disponíveis nos EUA, o usuário não compra as faixas --pode ouvir qualquer música de forma ilimitada, pagando um valor fixo por mês. No entanto, se o serviço for cancelado, as músicas desaparecem.

Som para MP3

Uma outra opção para ouvir as músicas digitalizadas são os aparelhos de som que se integram ao tocador de MP3.

Só para o iPod, da Apple, existem vários modelos. A vantagem desses equipamentos é que eles têm um encaixe para o tocador e geralmente têm um controle remoto, para controlar o iPod de longe.

Uma outra opção são os microsystems ou minisystems que têm uma entrada USB --é possível ligar nesses equipamentos tocadores de MP3 de várias marcas que se ligam aos PCs por este tipo de conexão. Assim, pode-se ouvir as músicas armazenadas no tocador pelos alto-falantes do microsystem.

Leia mais
  • TV, som e computador se combinam e se comunicam para revolucionar diversão
  • Chegam ao mercado brasileiro televisões de alta resolução

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Consumer Electronics Show

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página