Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/01/2007 - 17h42

Fabricantes de TV plana esperam abalo mundial na indústria

Publicidade

da Folha Online
com Reuters, em Las Vegas

Fabricantes de televisores de tela plana atualmente vivem um raro momento de concordância: a queda de preço dos produtos chegou para ficar e um abalo na indústria mundial será inevitável.

"Há tantos fabricantes no mercado. Mas quantos sobreviverão?", pergunta Dong Jin Oh, presidente-executivo da unidade norte-americana da Samsung Electronics, durante a feira de tecnologia Consumer Electronics Show (CES).

"A demanda está crescendo muito rápido nos EUA, mas a queda de preços é tão gritante, tão grande que [um abalo na indústria] é inevitável."

Fabricantes de eletrônicos ao redor do mundo tinham grandes expectativas de que a nova onda de televisores fixados em paredes seriam um novo motivador de lucros, mas o mercado de US$ 84 bilhões tem sido afetado por incessante queda de preços --tornando os lucros cada vez menores para muitas empresas. Isso poderia mudar se algumas companhias abandonarem o segmento. Antes disso, uma grande queda de preços ainda é esperada para 2007.

A demanda global por televisores de tela de cristal líquido (LCD) e de plasma deve subir 52% este ano, à medida que os consumidores correm para trocar modelos volumosos, de tubos de imagem, por televisores estreitos e de telas gigantes, afirma a empresa de pesquisa DisplaySearch.

Em termos de receitas, o crescimento mundial no setor deverá ser de somente 22%.

No Japão, o mercado de TV plana também deve começar a encolher em relação a este ano, em termos de faturamento.

Uma joint venture entre a sul-coreana Samsung e a japonesa Sony deve abrir nova fábrica de painéis LCD este ano. A Matsushita Electric Industrial, que produz aparelhos da marca Panasonic, espera iniciar a operação de sua mais recente unidade de produção de telas de plasma até meados do ano.

Assim, as novidades do setor devem pressionar ainda mais os preços dos televisores. A Matsushita é a maior fabricante mundial de TV de plasma.

"Acredito que somente algumas empresas poderão sobreviver e se tornarem fabricantes importantes", disse Michael Ahn, diretor das operações da sul-coreana LG Electronics nos EUA. "Como temos painéis de plasma e LCD disponíveis internamente, isso nos torna mais competitivos e flexíveis."

A LG era a terceira maior fabricante do mundo de TV de plasma entre julho e setembro do ano passado. No mercado de TV LCD a empresa ocupava a quinta posição.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre LCD
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página