Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
17/10/2000 - 18h28

3Com lança aparelho só para acesso à Internet

Publicidade

da AP, em Nova York

A 3Com lançou seu aparelho doméstico usado apenas para navegar na Internet, em uma tentativa de redefinir a empresa, que é mais conhecida como uma unidade anterior da Palm. A 3Com tenta criar uma máquina com as mesmas qualidades de um organizador Palm.

O novo aparelho, chamado Audrey, é direcionado a um mercado que acaba de surgir: o dos "anti-computadores", criados para pessoas que consideram o computador muito complexo e pouco prático para ser introduzido no dia-a-dia, como o telefone e a televisão.

A Gateway e a Intel prometem lançar produtos do tipo em breve, e o iPaq, da Compaq, já está disponível.

Porém, o Audrey, que custa US$ 499, talvez apresente a maior diferença em relação ao design familiar de um computador pessoal.

Não há mouse nem menus como os do Windows, mas sim uma tela sensível ao toque e uma caneta digital, como o Palm, para os usuários fazerem seleções e navegarem.

O Audrey também tem um botão para os usuários alternarem entre os sites, como se estivessem mudando o canal da TV. Esse botão terá links para empresas parceiras da 3Com e, com ele, será possível programar seleções pessoais de sites.

Os e-mails podem ser escritos em um teclado sem-fio, ou criados por um reconhecedor de voz ou a caneta. Outros recursos incluem um calendário, um catálogo de endereços e a habilidade de sincronizar informações com um computador de mão.

Diferentemente dos equipamentos concorrentes, o Audrey pode se conectar à Internet por qualquer provedor, portanto o usuário não precisará trocar sua conta de e-mail atual.

O iPaq e o dispositivo da eMachines, ao contrário, só se conectam pelo provedor da Microsoft, MSN, e a nova aplicação da Gateway exige que o usuário tenha uma conta da America Online (AOL).

Embora o mercado de aplicações para Internet ainda esteja no início, as maiores empresas do setor já estão travando batalha pelo domínio do mercado.

O instituto de pesquisas Parks Associates apontou, em relatório recente, que o número de dispositivos com acesso à Web, incluindo consoles de videogame e telefones celulares, deve ultrapassar o número de PCs vendidos já no ano que vem.

Para a 3Com, o lançamento do Audrey é uma das iniciativas mais importantes desde que sua subsidiária Palm foi transformada em uma empresa independente no setor de redes, no começo deste ano.

Eric Benhamou, presidente da empresa, disse que "o Audrey marca a entrada da 3Com em um mercado com potencial de grande crescimento e representa a nova meta da empresa de fornecer produtos simples ao consumidor".
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página