Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/01/2007 - 14h17

Depois do Google e da Microsoft, editores belgas denunciam o Yahoo!

Publicidade

da France Presse, em Bruxelas

Depois de terem denunciado o Google e a Microsoft, os editores belgas de jornais em língua francesa decidiram enviar uma intimação ao portal Yahoo!, que acusam de divulgar seus conteúdos sem pagar direitos autorais.

"Enviamos ao Yahoo! uma carta de intimação para que deixe de publicar em sua ferramenta de busca os artigos dos jornais belgas sem autorização prévia", informou Bernard Magrez, advogado da "Copiepresse", a associação que representa esses editores.

A "Copiepresse" acusa o Yahoo! de violar os direitos autorais ao dar acesso, através de suas páginas, a antigos artigos dos jornais que, na maioria dos casos, são colocados num arquivo pago.

Há um ano a "Copiepresse" apresentou uma denúncia ante a justiça belga contra a Google News, com o objetivo de que o portal pedisse autorização prévia e pagasse antes de publicar seus artigos.

Em 5 de setembro o tribunal de Bruxelas condenou a companhia americana a tirar de seu portal belga todos os artigos de jornais ligados à "Copiepresse". Enquanto a batalha judicial com o Google continua, a Microsoft adotou uma atitude mais conciliadora e aceitou colaborar parar retirar de suas páginas o conteúdo ilegal.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre o Yahoo!
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página