Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
19/01/2007 - 13h59

Praga virtual usa tempestade na Europa para atacar computadores

Publicidade

da Folha Online

Criadores de pragas de computador começaram a aproveitar as fortes tempestades que atingem a Europa para infectar milhares de máquinas em um ataque em tempo real. A informação é do chefe de pesquisa da empresa finlandesa de segurança de dados F-Secure .

O golpe virtual, chamado pela empresa de "Storm Worm", é enviado para centenas de milhares de e-mails no mundo com a linha de assunto "230 dead as storm batters Europe" ["230 mortos em tempestade que atinge a Europa"].

O arquivo anexo à mensagem transporta um malware (software maligno) que pode se infiltrar em sistemas de computadores. A "contaminação" ocorre quando o usuário clica no link, instalando programas desenvolvidos para executar ações danosas em um computador. A partir daí, os dados são encaminhados para hackers, que invadem sistemas operacionais e contas bancárias.

"O que torna isso excepcional é a natureza pontual do ataque", afirmou Mikko Hypponen, chefe de pesquisa da F-Secure. Hypponen disse que milhares de computadores em todo o mundo, a maioria de uso particular, foram afetados.

Com informações da agência Reuters

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre crimes virtuais
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página