Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
02/04/2007 - 10h25

Egito recupera cabelo de Ramsés 2º que estava à venda na internet

Publicidade

da Folha Online

Fios de cabelo do faraó egípcio Ramsés 2º voltaram ao Egito nesta segunda-feira, depois da prisão, em novembro, de uma pessoa que os havia colocado à venda na internet. Uma missão arqueológica egípcia foi até Paris para recuperar os fios.

Aparentemente, eles foram tirados da múmia do faraó quando ela foi enviada a um laboratório na França para ser analisada e restaurada, na década de 1970.

O vendedor disse que tinha obtido a relíquia de seu falecido pai, que trabalhava no laboratório. Ele oferecia certificado de autenticidade dos fios. O preço pedido era de 2.000 a 2.500 euros (entre R$ 5.484 e R$ 6.855).

Ramsés 2º, nascido por volta de 1304 a.C., reinou no Egito por mais de 60 anos. Acredita-se que ele seja o faraó mencionado na história bíblica de Moisés.

A múmia, descoberta em 1881, pode ser vista no Museu Egípcio, no Cairo, sem as ataduras em volta do rosto, das mãos e dos pés. Antigas e imensas estátuas do faraó podem ser vistas em diversos pontos turísticos do Egito, como nos templos em Abu Simbel e em Luxor.

Com Reuters

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre Ramsés 2º
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página