Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
11/04/2007 - 17h46

Criador do Wikipédia diz que site não é confiável

Publicidade

da Ansa, em Londres

Um dos fundadores da enciclopédia eletrônica online Wikipédia criticou as afirmações do ministro da Educação britânico, Alan Johnson, que disse que o site seria um instrumento educativo para os estudantes.

Segundo Larry Sanger, que participou da criação do Wikipédia em 2001, a enciclopédia não é muito confiável.

"Temo que Johnson não sabe ainda dos problemas que a Wikipédia possui, começando pela dificuldade da sua gestão, dos conteúdos muitas vezes não confiáveis e o envolvimento em uma série de escândalos", afirmou Sanger.

"A Wikipédia ainda é muito útil e foi um fenômeno interessante, mas chegamos à conclusão de que não é uma fonte totalmente confiável", acrescentou.

Durante a conferência anual da Associação dos Professores e do Sindicato dos Professores, que aconteceu nesta terça-feira em Belfast, na Irlanda do Norte, Johnson descreveu a internet como "uma incrível força para o bem da educação" de professores e alunos, chamando a atenção para o papel da Wikipédia.

"A Wikipédia permite que qualquer um tenha acesso a informações que antes eram somente reservadas a quem havia se inscrito no site da Enciclopédia Britannica", concluiu o ministro.

A Wikipédia é um dos dez sites mais visitados do mundo e contém mais de 6 milhões de verbetes e definições feitas exclusivamente por voluntários. A página, porém, já foi acusada de conter várias imprecisões.

Preocupado com a pouca confiabilidade das informações na Wikipédia, Sanger decidiu abandonar o projeto e há duas semanas lançou uma nova enciclopédia online, no endereço www.citizendium.org.

O Citizendium ainda é realizado com contribuições dos usuários mas, esclarece Sanger, o diferencial é a constante monitoração feita por um grupo de especialistas e professores universitários.

Leia mais
  • Wikipédia anuncia falsa morte de humorista
  • Wikipedia reacionária gera polêmica nos EUA
  • Fundador da Wikipedia quer desafiar Google e Yahoo!

    Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre a Wikipédia
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Geladeiras Geladeiras Frost Free, Duplex, a partir de R$ 862,20

    TV TV LED, 3D, FULL HD e Smart a partir de R$ 399,90

    Home Theater | Tênis | Mais...

    Voltar ao topo da página