Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
10/05/2007 - 18h04

Acesso por banda larga no Brasil rompe barreira dos 6 mi, diz pesquisa

Publicidade

da Folha Online

O mercado de acesso à internet por banda larga continua dando sinais favoráveis de crescimento. Impulsionado pela disputa entre tecnologias, o setor registrou um aumento de 5,26% no primeiro trimestre deste ano, rompendo a barreira dos seis milhões de usuários.

Atualmente, há 6.007.000 assinaturas de banda larga no país, de acordo com o estudo Barômetro Cisco de Banda Larga. Patrocinada pela Cisco e realizada pela IDC Brasil, a pesquisa é publicada a cada três meses, com o objetivo de medir a evolução no setor.

A competição entre as tecnologias cabo e xDSL (ou DSL, sigla para Digital Subscriber Line, que aproveita a rede de telefonia) é tida como o principal impulsionador desse crescimento. Com a disputa, empresas oferecem serviços cada vez mais acessíveis economicamente para os brasileiros.

Em relação ao trimestre anterior, foram registrados 301 mil novos usuários dos serviços de internet em alta velocidade. Nos últimos 12 meses (março de 2006 a março de 2007), o Brasil registrou 1.643.000 novas conexões.

Apesar de positivo, o crescimento de 5,26% foi o menor registrado nos últimos quatro trimestres.

Divisão

Atualmente, a banda larga via cabo responde por 18,9% dos acessos, enquanto a xDSL agrupa 77% do total --a queda da participação dessa tecnologia no mercado costuma ficar em 0,7% ao trimestre.

Entre os 301 mil usuários que adquiriram os serviços de banda larga no primeiro trimestre deste ano, 64% optaram pela tecnologia xDSL e 30% pelo cabo, mantendo uma distribuição similar à verificada nos trimestres anteriores.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página