Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
01/11/2000 - 05h29

Navegadores travam duelo de gigantes

Publicidade

MARCELO GRIMBERG, da Folha de S.Paulo

A America Online, maior provedora de Internet do mundo, e a Microsoft Network, braço na rede da maior empresa de software do mundo, lançaram no mesmo dia, na semana passada, novas versões de seus programas de navegação na Internet.

Na disputa por assinantes, as duas concentram nos programas serviços que oferecem. Os dois programas -"America Online 6.0" e "MSN Explorer"- estão disponíveis para download e são gratuitos.

O navegador da America Online é o mais fechado deles. Somente assinantes da empresa podem fazer algum uso do programa, que segue o seu estilo de funcionamento tradicional.

A AOL não arrisca e procura manter seus 25 milhões de assinantes com um navegador bastante parecido com o da versão anterior. O novo programa traz algumas mudanças visuais, mas sem grandes inovações.

Seu principal diferencial em relação à versão 5.0 é o suporte à leitura de e-mails em "HTML" -o que ainda é pouco para um correio eletrônico cuja formatação de fontes e cores é incompatível com a de programas como o "Outlook Express".

O arquivo de instalação do programa, para "Windows", tem 42 Mbytes, está
em inglês, e pode ser encontrado em ftp://newaol. com/aol6.0/165781/setupaol.exe. Não há previsão de lançamento da versão
em português.

Bem atrás em número de assinantes, a MSN corre por fora, com "míseros" 3,5 milhões, mas isso não significa que a batalha esteja ganha pela AOL.
Uma carta na manga da MSN é o fato de oferecer gratuitamente seus serviços na rede e usar seu navegador "MSN Explorer" como uma central para chegar a eles.

Depois de abri-lo e realizar o login, o internauta pode ir de e-mail a calendário, de rádio a álbum de fotos, tudo em um clique e de graça, o que o torna mais cativante que o da AOL. Todos os serviços oferecidos pelo "MSN Explorer" já existem na Internet -o navegador apenas os reúne.

Apesar de ser direcionado para o público dos EUA, os internautas brasileiros também podem ter o "MSN Explorer" -basta criar, antes de instalá-lo, uma conta no Hotmail (www.hotmail.com).

O download do programa de instalação pode ser feito em http://explorer.msn.com. O tamanho do arquivo varia de acordo com a versão do "Internet Explorer" instalada no micro, já que o navegador da MSN usa a versão 5.5 daquele programa como base e aplica uma "pele" sobre ele.

Resta aguardar e ver se a tática mais ousada da MSN vai render frutos ou se a solidez da AOL vai se manter intacta.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página