Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/11/2000 - 20h15

Países em desenvolvimento ampliam conhecimentos em tecnologia

Publicidade

da Reuters, em Cingapura

Países em desenvolvimento em breve dominarão o uso da Internet e a tecnologia sem fio, junto com a política correta e a mistura cultural acelerando o processo, disse o diretor do laboratório de mídia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), Nicholas Negroponte.

O êxodo de programadores de software da Índia e a habilidade de um hacker das Filipinas de causar danos espalhando o vírus "I love you" por todo o mundo mostram que os países ricos não podem deter o conhecimento em tecnologia, disse ele em um seminário sobre tendências do futuro.

"A demografia da Internet vai mudar, onde os jogadores dominantes na Internet serão as nações em desenvolvimento", disse o autor de "Being Digital" (Vida Digital) e co-fundador do laboratório de mídia do MIT.

O livro de Negroponte, lançado em 1995, antes mesmo de existir o navegador Netscape, previu um futuro que se desenvolveu da maneira como ele disse.

Negroponte disse que investiria em países latino-americanos onde houvesse um forte e saudável desrespeito à autoridade e com grande quantidade de pessoas jovens.

Segundo ele, a Costa Rica, onde a exportação de circuitos integrados ultrapassou a de produtos agrícolas, é um exemplo de uma nação de tamanho populacional gerenciável e boa liderança.

Negroponte disse também que a Índia e a China são as nações asiáticas com maior potencial de Internet.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página